MATO GROSSO
Em convenção, MDB confirma candidatura de Domingos Kennedy que tem o objetivo de gerar emprego e renda para Cuiabá
MATO GROSSO
Agora é oficial, na manhã deste sábado (27) o Movimento Democrático Brasileiro de Cuiabá realizou a sua convenção partidária e confirmou a candidatura do empresário Domingos Kennedy para a prefeitura da Capital. Com o auditório da Associação Mato-grossense dos Munícipios (AMM) cheio de lideranças municipais, partidárias e comunitárias, Kennedy agradeceu à confiança do MDB em acreditar na sua campanha e lançou a pedra fundamental do seu projeto político, a geração de emprego e renda para a população cuiabana.
Ao lado do prefeito Emanuel Pinheiro, do presidente municipal do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, do presidente municipal do PDT Cuiabá, Francisco Vuolo e diversas lideranças políticas, Kennedy apresentou a projeto de criar o distrito industrial municipal de Cuiabá.
De acordo com o candidato, a proposta tem como objetivo aproveitar 52 lotes no setor industrial da Capital para instalar cerca de 30 indústrias para Cuiabá, o que tem a capacidade de gerar 5 mil empregos diretos, dando trabalho e dignidade para a população cuiabana.
“Eu falei isso com o prefeito Emanuel lá atrás, nós idealizamos e já está na Câmara de Vereadores para aprovar. Tenho certeza que essa gestão vai lançar a pedra fundamental e vou construir, podem ter certeza”, disse o candidato para a multidão que o aplaudia de pé.
Ainda com o foco na geração de emprego e renda para a população, outro projeto apresentado por Domingos Kennedy foi o de estimular a agricultura familiar, criando parcerias com grandes comerciantes de grãos, leite e derivados de pequenos produtores de Cuiabá. Como exemplo, Kennedy cita a produção de café:
“Nós vamos criar o projeto ‘Plante o Café’ que nós garantimos a compra do seu café. Um hectare de café tem a capacidade de gerar uma renda de cerca de R$ 80 mil por família. Nós vamos garantir a compra do grão, vamos dar mudas de café para o cidadão plantar, daremos assistência técnica e assim produzir um café de qualidade na baixada cuiabana. Este é só um exemplo, mas temos o leite, a apicultura e tudo mais”, ressaltou Kennedy.
“Uma andorinha não faz verão”
Como o empresário sempre gosta de falar em seus discursos: “Uma andorinha não faz verão”, e é por isso que a campanha tem o objetivo de unir toda a população: “preciso de todos e nós vamos pra frente, ruma à vitória com certeza, é a vida do povo”.
A escolha certa
Presente na convenção, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto garantiu apoio total à candidatura de Kennedy e confirmou que irá trabalhar junto do futuro prefeito para manter o legado construído pelo MDB ao longo dos oito anos de gestão municipal na Capital.
“Quem se lembra do trânsito na região do Jardim Itália, antes do viaduto Juca do Guaraná? Quem se lembra do trânsito que ficava ali na região da saída para Várzea Grande pela ponte Sérgio Motta? Era um caos, melhorou devido a outro viaduto que nenhuma outra gestão na história fez foi na gestão do MDB! Quem se lembra daquele açougue a céu aberto que era o antigo pronto-socorro? Veio o HMC sob a liderança do MDB. O maior hospital do estado de Mato Grosso pra atender a população SUS, pra atende gente humilde dessa Cuiabá e de Mato Grosso”, disse o deputado.
O prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou as qualidades de Domingos Kennedy, um candidato que, diferente de seus adversários, não se ofereceu, mas foi convocado pelas lideranças partidárias para ser o cabeça de chapa do MDB na disputa para a prefeitura de Cuiabá.
“Cá entre nós, quem fica 39 anos numa mesma empresa que começou como office boy e chegou a ser sócio, tem que ter caráter, lealdade, reconhecimento e competência. É isso que a gente quer levar para a prefeitura de Cuiabá. Nós não queremos oferecidos, nós queremos convocados, nós queremos gente de bem, uma pessoa correta que faz, que pode levar para a prefeitura de Cuiabá muito mais desse legado do MDB de transformação um legado da nossa bandeira que não é o Emanuel, mas sim os kits escolares para todos os alunos, as salas de aulas climatizadas, o HMC, as UPAs, o horário estendido nas creches e na saúde, o fim do Velho Lixão, universalização do saneamento básico, transporte coletivo 100% com ar-condicionado e as estações climatizadas que dão dignidade aos usuários do transporte coletivo, é a valorização do servidor público com salário em dia, RGA pago e com todos os direitos e conquistas dos servidores”, ressaltou Emanuel.
Sobre o candidato
Domingos Kennedy Garcia Sales nasceu em Paranavaí (PR). Filho de pequenos agricultores, começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas de casa. Trabalhou como empacotador e office boy. Em 1982, mudou-se para Cuiabá em busca de oportunidades. Foi bancário e em 1985 começou a trabalhar em uma empresa familiar, vindo a se tornar sócio de algumas empresas mais tarde.
Hoje, 42 anos depois, Kennedy atua como empresário do setor da indústria. É casado, tem quatro filhos, uma enteada e dois netos.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama