Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema promove curso de atualização sobre Sistema de Cadastro Ambiental Rural para biólogos de MT

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promove, na próxima terça-feira (06.08), curso sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) para biólogos do Estado. O objetivo é atualizar o conhecimento dos profissionais que cadastram projetos de regularização ambiental no sistema.

A iniciativa é em parceria com o Conselho Regional de Biologia e será na modalidade presencial e online, das 8h às 12h, no auditório Arne Sucksdorff, na Sema, com transmissão pelo Google Meet.

A programação abre com a palestra “Oportunidades e desafios para a Regularização Ambiental em Mato Grosso – Agilidade e qualidade no processo de validação com o CAR Digital”, pela secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.

A secretária explica que é a oportunidade dos participantes se qualificarem e esclarecerem dúvidas referentes à configuração do Cadastro Ambiental Rural. Na prática, será uma qualificação que vem para auxiliar os profissionais a confeccionar o melhor projeto a terem menos pendências e dúvidas”.

Segundo Luciane, todas as informações pertinentes serão passadas para de alguma maneira auxiliar os técnicos no entendimento da aplicação do Código Florestal Brasileiro nas propriedades rurais no Estado.

Leia Também:  Seplag e MT Saúde encerram atividades esportivas em comemoração ao Dia do Servidor

“Será uma qualificação bem didática de como deve ser elaborado os arquivos e quais documentos são necessários para anexar no processo do CAR”, disse Luciane.

A segunda apresentação será com o superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental, Felipe Klein, junto da equipe da coordenadoria de Geoprocessamento de Monitoramento Ambiental, composta por Olga Kummer e Joberth Gambati. Eles falarão sobre as Metodologias para qualificação de validação de bases de referência do CAR Digital.

A terceira palestra será sobre a Transparência e qualidade da informação com o Geoportal – Unidade Estratégica de Transparência e Geoinformação por Gabriel Vitorelli.

Fecha a programação de apresentações sobre o papel do biólogo na regularização ambiental pelo presidente do CRBio 01, André Camilli Dias.

Logo em seguida, terá roda de conversa e encerramento. Aos participantes, será oferecido o certificado de quatro horas pela Escola de Meio Ambiente da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC).

Serviço | Atualização SIMCAR – CAR Digital

Data: 06/08/2024

Local: Auditório Arne Sucksdorff (Sede SEMA em Cuiabá-MT) ou Google meet

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura ponte que atenderá mais de sete mil moradores neste sábado (18)

Link para participação online: https://bit.ly/CAR-DIGITAL-ONLINE

Link do modo Presencial: https://bit.ly/CAR-DIGITAL-PRESENCIAL

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Sema abre inscrições para qualificação sobre atualização do Simcar de forma presencial e online

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA