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Essence Urbanismo prevê crescimento do mercado imobiliário em 2025 e anuncia 8 lançamentos em MT

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A Essence Urbanismo, uma das principais incorporadoras do setor imobiliário no Brasil, prevê um crescimento significativo para o mercado de imóveis em Mato Grosso em 2025. Com mais de 50 empreendimentos pelo país, a construtora está ampliando sua presença trazendo oito novos condomínios residenciais. A novidade deve atrair tanto investidores quanto pessoas em busca de novas oportunidades de moradia.

“Em 2025, nossa empresa está mais focada do que nunca em inovar e ser referência no setor imobiliário. Temos grandes expectativas para este ano, com lançamentos e empreendimentos que não apenas se destacam pela qualidade, mas que também vão transformar a experiência de morar bem”, destacou o sócio diretor da Essence, Evaldo Branco.

Em Mato Grosso, a Essence conta atualmente com empreendimentos em andamento em Cuiabá, Várzea Grande, Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Alta Floresta. Com aporte de investimentos significativo, o valor geral de vendas (VGV) previsto acima de R$ 1 bilhão. Entre os empreendimentos previstos estão loteamentos e condomínios residenciais.

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No ano passado, a construtora investiu no pré-lançamento do condomínio clube Essence Bella Vita. Localizado na Avenida das Torres, na Capital, o projeto aposta em infraestrutura completa e uma ampla área de lazer, visa atender famílias que buscam segurança, conforto e integração com o estilo de vida urbano. São 537 lotes de 180m² a 334m².

Um dos diferenciais está na questão da segurança com rondas realizadas por drone autônomo, complementada por câmeras termográficas instaladas no perímetro para monitoramento, além de sistemas de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares para controle eficiente e seguro do acesso às áreas protegidas.

Entre os principais atrativos do empreendimento estão espaços modernos de convivência, com opções como academia completa, piscinas adulto e infantil, quadras de beach sports, tênis, quadra poliesportiva, salão de festas, brinquedoteca, sala de jogos. O plantão de vendas em Cuiabá está localizado na Avenida Rússia, nº88, bairro Santa Rosa.

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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