Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Dicas de harmonização de cerveja com pratos típicos das festas julinas

Publicados

MATO GROSSO

Milho, vatapá, feijão tropeiro, sarapatel, canjica, pé de moleque, bolo de fubá e outros tantos pratos não faltam na mesa do brasileiro durante as festas de São João no Brasil – que se estendem até julho, nas famosas “festas julinas”. Para os amantes de cerveja, a boa notícia é que há inúmeras possibilidades de harmonização com os pratos típicos do período.

Segundo a sommelier de cervejas do Grupo Petrópolis, Ana Paula Nicolino, nesse casório, quem dá a última palavra é o paladar, já que a complexidade de sabores desses pratos tradicionais possibilita estilos diferentes de harmonização. “Combinar pratos típicos com cervejas é uma experiência sensorial muito divertida e que apresenta inúmeras possibilidades. A ideia é compreender as particularidades de cada prato para harmonizar – pela semelhança ou contraste – de acordo com as características únicas que cada cerveja possui, como teor alcoólico, intensidade, dulçor e carbonatação. A chave para uma boa harmonização é o equilíbrio para que um não sobreponha ao outro”, explica a especialista.

Confira algumas sugestões de harmonização da especialista para pratos típicos de São João:

Sabores mais intensos pedem cervejas com corpo médio e maior amargor presente

Pratos típicos como feijão tropeiro, sarapatel, vaca atolada ou canjiquinha, que acabam sendo mais gordurosos e temperados, harmonizam melhor com aquelas cervejas de corpo médio e amargor suficiente para balancear os sabores. Nesse caso, os rótulos Black Princess Gold, Black Princess Back to the Red, Petra Aurum e Cacildis são uma excelente pedida pela alternância entre o dulçor maltado e o amargor moderado, proporcionando contraste e limpeza de paladar. A carbonatação das cervejas Black Princess Back to the Red e Cacildis, por exemplo, ajudam a limpar a sensação de gordura do sarapatel, deixando a experiência mais leve.

A suavidade de milhos, pamonhas e amendoins formam combinação perfeita com cervejas leves e pouco amargas

Cervejas como as American Lagers Itaipava, Crystal e Lokal acompanham perfeitamente pratos com intensidade semelhante, como milho cozido, pamonha salgada, amendoim e macaxeira. Quando o milho é assado, com presença de tosta, a Petra Premium escura consegue complementar os sabores com suas notas de malte tostado.

Leia Também:  Novo sistema de gestão de cobrança e arrecadação facilita pagamento de infrações ambientais

Pratos com especiarias e texturas complexas pedem maior expressão sensorial

Receitas ricas em temperos, como vatapá, caruru ou pamonha recheada, pedem cervejas com maior expressão sensorial. Rótulos como Black Princess APA-82 e a Let’s Hop, que possuem amargor e notas cítricas, são ideais para equilibrar pratos untuosos ou condimentadas. Já a Black Princess Doctor Weiss, Petra Weiss e Ditriguis, todas com base de trigo, combinam trazendo complexidade e realçando sabores de especiarias graças a seus aromas típicos de cravo, coentro e pimenta-da-Jamaica.

Sobremesas ganham mais sabor com perfis maltados

Bolos de fubá, mungunzá e arroz-doce combinam com cervejas com perfil maltado. A Black Princess Tião Bock, com notas tostado e caramelo, provenientes de sua composição de maltes e a delicada nota de rapadura, intensifica o dulçor dessas deliciosas sobremesas e eleva a sensação de cremosidade da cerveja no paladar. Para cocada, a Ditriguis oferece contraste ao dulçor com leveza e refrescância, enquanto a Petra Stark Bier, com teor alcoólico e sabor maltado mais pronunciado, intensifica o sabor do coco e agrega mais camadas ao paladar.

Uma combinação improvável merece destaque? Doce de abóbora cristalizado com a Black Princess Miss Blonde. O dulçor do doce realça as características da cerveja, enquanto as notas da fermentação Ale desta cerveja estilo Belga ressalta o sabor da sobremesa, resultando em uma harmonização bem-sucedida.

Iniciantes podem optar por cervejas escuras

Quem quer se aventurar no universo da harmonização de cervejas pode apostar em rótulos como Petra Premium Escura e Black Princess Dark. Ambas apresentam corpo de leve a médio, notas sutis de malte tostado e dulçor discreto, o que permite uma combinação versátil com caldos, pratos salgados e doces típicos.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em https://site-stg.grupopetropolis.com.br/ e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Leia Também:  Itaipava lança promoção exclusiva para a turnê Tardezinha

SOBRE A PETRA – A Petra é uma marca de cervejas desenvolvida seguindo a melhor tradição cervejeira mundial. Cada um dos estilos carrega a história de respeito aos preceitos essenciais de processos e matérias primas, sem ceder a modismos ou experimentações. Prezando pela harmonização, Petra apresenta rótulos que agradam aos mais exigentes paladares: Petra Origem Puro Malte, Petra Aurum, Petra Schwarzbier, Petra Bock,

Petra Weiss Bier, Petra Stark Bier e Petra Origem Escura Premium. A Petra é parceira do Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejapetra.com.br e @cervejapetra.

SOBRE A BLACK PRINCESS – Produzida em uma fábrica localizada na cidade de Teresópolis, a Black Princess surgiu em 1882 e desde então vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejablackprincess.com.br e @cervejablackprincess

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional

Publicados

em

Cuiabá será palco de um evento inédito no cenário dos esportes de combate: o MT Warriors Championship, que acontece pela primeira vez na capital mato-grossense. A competição chega como a primeira de kickboxing 100% profissional realizada no estado, com uma estrutura de padrão internacional.

O evento será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 18h, no Palácio das Artes Marciais Lusso Sinohara, dentro do complexo da Arena Pantanal. Ao todo, serão 12 lutas 100% profissionais. O evento conta com apoio do Governo de Mato Grosso e terá entrada gratuita.

O ponto alto da noite será a disputa de dois cinturões na categorias masculina, válidos pelos rankings oficiais da CBKB PRO e da WAKO PRO. Com a maior premiação já oferecida na modalidade em Mato Grosso, o MT Warriors eleva o patamar do esporte na região.

Além de competidores do estado, o evento contará com atletas do Paraná, Campo Grande, Rondônia e São Paulo. Os três melhores atletas da noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

Realizado sob chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO) – entidades máximas da modalidade no Brasil e no mundo, o MT Warriors Championship promete marcar um novo momento para as artes marciais em Mato Grosso.

Leia Também:  Atletas inscritos na 1ª Corrida SER Família dos Anjos podem retirar o kit atleta a partir desta quinta-feira (18)

De acordo com a organização, a expectativa é de que mais de mil pessoas compareçam ao Palácio das Artes. O espaço anexo à Arena Pantanal passa por uma ampla reforma e deve ser entregue totalmente revitalizado nos próximos dias.

A nova estrutura inclui ambiente climatizado, vestiários, arquibancada, estacionamento, paisagismo, iluminação e pórtico de entrada.

“O MT Warriors Championship marca um novo capítulo para o kickboxing em Mato Grosso. É a primeira vez que realizamos uma competição 100% profissional no estado, com estrutura de nível internacional e chancela das maiores entidades da modalidade no Brasil e no mundo. É uma oportunidade única”, destacou Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Ao todo, serão realizadas 12 lutas casadas, com duas disputas de cinturão encerrando a noite. A pesagem oficial dos atletas será realizada um dia antes do evento.

“Com o apoio do governador Mauro Mendes, conseguimos dar continuidade a essa importante política pública que permite ao esporte mato-grossense seguir avançando, agora também com foco nos esportes de combate. É uma grande satisfação para a Secel apoiar esse evento que valoriza os atletas profissionais, movimenta a cena esportiva local e projeta Mato Grosso no cenário nacional”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.

Leia Também:  Governo apoia realização de feira que espera movimentar 300 mil pessoas em 11 dias

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte no estado:

“Essa competição reforça o papel de Mato Grosso como um verdadeiro celeiro de talentos e como uma sede preparada para receber grandes eventos esportivos. O Governo do Estado tem investido de forma consistente em diversas modalidades, priorizando a qualidade da estrutura, a segurança e, principalmente, o incentivo aos nossos atletas”, disse.

PREMIAÇÃO de 50K

A premiação total do MT Warriors Championship será de R$ 50 mil, o maior valor já registrado em competições da modalidade no estado. O montante será distribuído entre os vencedores de acordo com o desempenho nas diferentes categorias.

Além de reconhecer o talento e o esforço dos participantes, a premiação reforça o compromisso da organização com a valorização do esporte, a competitividade e o desenvolvimento de novos talentos locais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA