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Dicas de harmonização de cerveja com pratos típicos das festas julinas

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Milho, vatapá, feijão tropeiro, sarapatel, canjica, pé de moleque, bolo de fubá e outros tantos pratos não faltam na mesa do brasileiro durante as festas de São João no Brasil – que se estendem até julho, nas famosas “festas julinas”. Para os amantes de cerveja, a boa notícia é que há inúmeras possibilidades de harmonização com os pratos típicos do período.

Segundo a sommelier de cervejas do Grupo Petrópolis, Ana Paula Nicolino, nesse casório, quem dá a última palavra é o paladar, já que a complexidade de sabores desses pratos tradicionais possibilita estilos diferentes de harmonização. “Combinar pratos típicos com cervejas é uma experiência sensorial muito divertida e que apresenta inúmeras possibilidades. A ideia é compreender as particularidades de cada prato para harmonizar – pela semelhança ou contraste – de acordo com as características únicas que cada cerveja possui, como teor alcoólico, intensidade, dulçor e carbonatação. A chave para uma boa harmonização é o equilíbrio para que um não sobreponha ao outro”, explica a especialista.

Confira algumas sugestões de harmonização da especialista para pratos típicos de São João:

Sabores mais intensos pedem cervejas com corpo médio e maior amargor presente

Pratos típicos como feijão tropeiro, sarapatel, vaca atolada ou canjiquinha, que acabam sendo mais gordurosos e temperados, harmonizam melhor com aquelas cervejas de corpo médio e amargor suficiente para balancear os sabores. Nesse caso, os rótulos Black Princess Gold, Black Princess Back to the Red, Petra Aurum e Cacildis são uma excelente pedida pela alternância entre o dulçor maltado e o amargor moderado, proporcionando contraste e limpeza de paladar. A carbonatação das cervejas Black Princess Back to the Red e Cacildis, por exemplo, ajudam a limpar a sensação de gordura do sarapatel, deixando a experiência mais leve.

A suavidade de milhos, pamonhas e amendoins formam combinação perfeita com cervejas leves e pouco amargas

Cervejas como as American Lagers Itaipava, Crystal e Lokal acompanham perfeitamente pratos com intensidade semelhante, como milho cozido, pamonha salgada, amendoim e macaxeira. Quando o milho é assado, com presença de tosta, a Petra Premium escura consegue complementar os sabores com suas notas de malte tostado.

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Pratos com especiarias e texturas complexas pedem maior expressão sensorial

Receitas ricas em temperos, como vatapá, caruru ou pamonha recheada, pedem cervejas com maior expressão sensorial. Rótulos como Black Princess APA-82 e a Let’s Hop, que possuem amargor e notas cítricas, são ideais para equilibrar pratos untuosos ou condimentadas. Já a Black Princess Doctor Weiss, Petra Weiss e Ditriguis, todas com base de trigo, combinam trazendo complexidade e realçando sabores de especiarias graças a seus aromas típicos de cravo, coentro e pimenta-da-Jamaica.

Sobremesas ganham mais sabor com perfis maltados

Bolos de fubá, mungunzá e arroz-doce combinam com cervejas com perfil maltado. A Black Princess Tião Bock, com notas tostado e caramelo, provenientes de sua composição de maltes e a delicada nota de rapadura, intensifica o dulçor dessas deliciosas sobremesas e eleva a sensação de cremosidade da cerveja no paladar. Para cocada, a Ditriguis oferece contraste ao dulçor com leveza e refrescância, enquanto a Petra Stark Bier, com teor alcoólico e sabor maltado mais pronunciado, intensifica o sabor do coco e agrega mais camadas ao paladar.

Uma combinação improvável merece destaque? Doce de abóbora cristalizado com a Black Princess Miss Blonde. O dulçor do doce realça as características da cerveja, enquanto as notas da fermentação Ale desta cerveja estilo Belga ressalta o sabor da sobremesa, resultando em uma harmonização bem-sucedida.

Iniciantes podem optar por cervejas escuras

Quem quer se aventurar no universo da harmonização de cervejas pode apostar em rótulos como Petra Premium Escura e Black Princess Dark. Ambas apresentam corpo de leve a médio, notas sutis de malte tostado e dulçor discreto, o que permite uma combinação versátil com caldos, pratos salgados e doces típicos.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em https://site-stg.grupopetropolis.com.br/ e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

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SOBRE A PETRA – A Petra é uma marca de cervejas desenvolvida seguindo a melhor tradição cervejeira mundial. Cada um dos estilos carrega a história de respeito aos preceitos essenciais de processos e matérias primas, sem ceder a modismos ou experimentações. Prezando pela harmonização, Petra apresenta rótulos que agradam aos mais exigentes paladares: Petra Origem Puro Malte, Petra Aurum, Petra Schwarzbier, Petra Bock,

Petra Weiss Bier, Petra Stark Bier e Petra Origem Escura Premium. A Petra é parceira do Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejapetra.com.br e @cervejapetra.

SOBRE A BLACK PRINCESS – Produzida em uma fábrica localizada na cidade de Teresópolis, a Black Princess surgiu em 1882 e desde então vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejablackprincess.com.br e @cervejablackprincess

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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