Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Com atraso nas inspeções causando acúmulo de grãos, ONU pede verificações mais rápidas de navios ucranianos

Publicados

AGRONEGÓCIO

Com quase 100 navios carregado de grãos chegando ao horizonte ao largo de Istambul, o responsável da ONU por supervisionar as exportações da Ucrânia está pedindo à Rússia e a outras partes que encerrem as inspeções “completas” dos navios de saída para aliviar o atraso e liberar as dezenas de navios-tanque ancorados no Mar de Mármara.

Desde que o corredor marítimo da Ucrânia devastado pelo conflito com a Rússia foi aberto em julho, cerca de 6,8 milhões de toneladas de grãos e outros alimentos foram exportados pela Ucrânia. O total corresponde a apenas um terço de seu armazenamento. 

Em setembro, o tempo de espera para as inspeções dobraram para cerca de 10 dias até 21 dias. Conforme a Reuters, aproximadamente, 700% dos navios que partiram da Ucrânia após essa data ainda aguardavam as inspeções.

Em exemplo aos atrasos, na segunda-feira, 97 navios de saída, transportando 2,1 milhões de toneladas de carga, aguardavam inspeções, sendo que um deles estava retido por 35 dias. Na semana passada, o acúmulo de navios, segundo o Centro de Coordenação Conjunta (JCC), era de 120. 

Leia Também:  Mapa cria Plataforma Digital de Inovação Agropecuária

Como solução para os atrasos, Amir Abdulla, coordenador da ONU para a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, disse que propôs verificações mais rápidas e direcionadas de navios que chegam de portos ucranianos.   

“Será necessário haver uma mudança e espero que possamos negociar uma maneira melhor de fazer (inspeções)”, disse Abdulla à Reuters em entrevista no JCC em Istambul.

Conforme a ONU, o acordo de segurança assinado por Moscou e Kiev aliviou uma crise global de alimentos. 

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

Publicados

em

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.

Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).

A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).

Leia Também:  Custos da soja em Mato Grosso sobem impulsionados pelos fertilizantes

A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.

Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA