Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Ferrugem asiática da soja: como identificar e prevenir

Publicados

AGRONEGÓCIO

A ferrugem asiática é uma das doenças que mais preocupam os produtores de soja, especialmente, pela mesma ser prejudicial à produtividade. Diante disso, a equipe do Agroplus.tv contatou o engenheiro agrônomo e fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Rogaciano Arruda, para explicar mais sobre a doença e como o produtor deve agir caso ela seja identificada. 

Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, a doença tem como principal dano a desfolha precoce das plantas, o que impede a completa formação dos grãos e, consequentemente, gera a perda de produtividade do sojicultor. Para que a praga ocorra nas lavouras, conforme explica Rogaciano, é preciso que ocorra o ‘tripé’, ou seja, que haja o patógeno (fungo), clima favorável e a presença da planta.

Levando esses fatores em consideração, nos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, desde 2006, foi instituído o Vazio Sanitário, que corresponde ao período de entressafra, de 15 de junho a 15 de setembro, totalizando 90 dias, onde é proibida a presença de plantas vivas de soja tanto nas lavouras quanto nas rodovias estradas e entorno de armazéns, uma vez que não havendo soja a doença não se instala e, com isso, há um controle acerca da doença. 

Leia Também:  Pará sedia o “Diálogos Boi na Linha” nesta quinta, 16

Segundo o fiscal do Indea além de controlar a doença, a medida fitossanitária ainda atua na redução da pressão da doença para que na próxima safra a incidência da praga seja menor.

Identificada na parte inferior da folha, onde estão as urédias – local em que a praga se reproduz – inicialmente é possível observar pequenas pontuações de coloração mais escuras que o tecido foliar superior. A coloração dessas urédias, ao longo do tempo, passa de castanho-claro para castanho-escuro e o tecido foliar também tem sua coloração alterada passando a ficar castanho-claro.

Caso o produtor identifique a doença em suas lavouras, Rogaciano reforça as medidas necessárias que devem ser tomadas. “É preciso que o produtor realize o acompanhamento da soja e a inspeção do campo rotineiramente. Caso a ferrugem asiática seja identificada é recomendado que o produtor dê início ao tratamento com um fungicida”.

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

Publicados

em

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.

Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).

A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).

Leia Também:  Pará sedia o “Diálogos Boi na Linha” nesta quinta, 16

A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.

Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA