Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Mapa registra 50 defensivos agrícolas

Publicados

AGRONEGÓCIO

Publicado nesta terça-feira (30), o Ato nº 38 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, traz o registro de 50 defensivos agrícolas formulados. Desses, 25 são produtos biológicos, sendo nove deles aprovados para uso na agricultura orgânica. 

Entre os novos produtos biológicos está o fungo Cordyceps javanica, que funciona como uma alternativa para o manejo de populações resistentes de mosca-branca, uma vez que os fungos patogênicos estão entre os mais importantes inimigos naturais dessa espécie de mosca. O produto também tem uso aprovado para a agricultura orgânica. 

Outro controlador biológico é o nematoide Heterorhabditis bacteriophora, que recebeu autorização para uso em um produto para controle das lagartas spodoptera frugiperda e Scaptocoris castanea. Ainda para o controle da Spodoptera frugiperda, o  nematoide entomopatogênico Steinernema carpocapsae recebe o seu primeiro registro. O nematoide ainda é indicado para o controle de moscas-dos-fungos (Bradysia matogrossensis) e do bicudo-da-cana-de-açúcar (Sphenophorus levis).

Já para a agricultura orgânica dos novos produtos ofertados estão o parasitoide Tetrastichus howardi, a vespinha parasitoide Telenomus podisi e os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, aumentando o leque de opções para o agricultor.

Leia Também:  Arroba do boi gordo se estabiliza e a previsão para o fim de ano é de alta no consumo de carne

No caso dos produtos químicos registrados, pela primeira vez um produto formulado à base do ingrediente ativo Espiropidion será ofertado aos agricultores. O inseticida estava em análise desde o ano de 2018  e é recomendado para o controle de pulgão, trips e mosca-branca nas culturas do algodão, feijão, soja e tomate.

Somado ao registro desses novos produtos, atualmente, o Brasil, já totaliza 69 produtos de baixa toxicidade registrados em 2022. Esses registros são fundamentais para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência e gerar um comércio mais justo e com menores custos de produção para a agricultura brasileira. 

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

Publicados

em

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.

Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).

A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).

Leia Também:  Presidente da Feagro diz que Acricorte já é o maior evento da agropecuária nacional

A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.

Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA