Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Operação do Mapa fiscaliza produtos orgânicos irregulares em São Paulo

Publicados

AGRONEGÓCIO

A operação “Illusio” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciada no dia 19, está fiscalizando produtos orgânicos em São Paulo. A ação já encontrou irregularidades na comercialização de uma feira e em um site de venda on-line na capital. 

No caso envolvendo a feira orgânica recém-implantada por um shopping em uma avenida de São Paulo, nenhum dos produtos frescos possuía certificação, apesar de as bancas e os painéis eletrônicos anunciarem o evento como sendo uma “feira orgânica”. Durante a apreensão, alguns feirantes não souberam sequer informar a procedência dos produtos. 

A certificação funciona como a comprovação da qualidade orgânica do produto para o consumidor, já que visualmente não é possível distinguir se um alimento sem identificação é orgânico ou não. Produtos classificados como orgânicos não se resumem apenas a ausência de agrotóxicos, mas sim o uso de fertilizantes adequados, condições de trabalho na produção, responsabilidade social e ambiental, cuidado no transporte a armazenamento, entre outros.  

Na mesma feira, ainda foram apreendidas garrafas de vinho sem rótulo, que não apresentavam informações sobre os fabricantes, os ingredientes, data de validade e outros dados exigidos pela legislação brasileira. Tanto os responsáveis pela feira quanto o shopping center foram autuados e terão dez dias corridos para apresentar sua defesa. 

Leia Também:  Governo responde ao “Minas Grita pelo Leite” e repactua dívidas

Além desse caso, na terça-feira (19), uma empresa que comercializa produtos orgânicos e convencionais pela internet foi fiscalizada pela equipe do Nusorg. Na ação, foi apurada uma possível irregularidade no rótulo de um produto industrializado indicando que o mesmo teria sido fabricado com ingredientes orgânicos, o que não pode ser comprovado pela direção da empresa.

Após averiguar os sistemas de controle, estoques, rastreabilidade e documentação, a fiscalização emitiu o auto de infração e apreendeu 57 potes do produto.

Na mesma operação ainda foram fiscalizadas três Organizações de Controle Social (OCS) em em Peruíbe, Cajati e Itanhaém.

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

Publicados

em

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.

Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).

A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).

Leia Também:  Crise no agronegócio leva FPA a exigir medidas urgentes do governo

A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.

Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA