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Capital paulista inaugura Fábrica do Samba
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A prefeitura de São Paulo entregou hoje (25) a Fábrica do Samba. O complexo, com 14 galpões, vai abrigar as atividades de produção das escolas de samba. Foram investidos R$ 211,8 milhões, sendo R$ 171,8 milhões de recursos do município e R$ 40 milhões foram financiados pelo governo federal.
O espaço começou a ser construído em 2012 e chegou a ficar paralisado por falta de verbas por alguns anos. Parte do complexo chegou a ser finalizado em 2016, mas precisou ser readequado para atender exigências do Corpo de Bombeiros. As alterações foram feitas entre 2017 e 2018. Em 2021 a prefeitura retomou as obras, com um investimento de R$ 28,6 milhões.
Os galpões têm 4 mil metros quadrados de área e pé direito de 18 metros de altura. Contam ainda com elevador de carga com capacidade de 1,5 tonelada, cozinha, refeitório, vestiários e oficinas de serralheria e marcenaria.
Tarifa de ônibus
Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes disse que conta com a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que cria o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas para ajudar a custear as tarifas de ônibus na cidade. O programa consiste em repassar verbas do Orçamento da União – aproximadamente R$ 5 bilhões – para custear a gratuidade no transporte urbano para pessoas com mais de 65 anos.
A proposta foi aprovada no Senado em fevereiro. “O ideal é que a gente consiga votar até abril. Se passar de abril, nós vamos ter que ter outras ações que pode ser aumentar o subsídio [ao sistema de transporte]”, disse.
Além disso, Nunes espera conseguir explorar a publicidade nos coletivos da cidade para aumentar os recursos disponíveis para o sistema. “Nós vamos soltar um edital perguntando qual o interesse em explorar a publicidade nos ônibus. A expectativa é que a gente tenha pelo meno R$ 500 milhões por ano de receita com a publicidade”, disse.
Segundo o prefeito, o aumento do diesel, que representa 20% dos custos do sistema de ônibus na cidade, tem dificultado a manutenção das tarifas no preço atual de R$ 4,40. A prefeitura gasta atualmente R$ 3,3 bilhões por ano em subsídios para o sistema de transporte público municipal. “Nós estamos fazendo um esforço muito grande para não aumentar a tarifa, para não tirar ônibus de circulação”, disse.
Edição: Fábio Massalli


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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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