CIDADES
Atuação municipalista e pautas que precisam avançar no Congresso são atualizadas pelo presidente da CNM
CIDADES
Após a solenidade de abertura da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, conduziu na manhã desta terça-feira, 26 de abril, a palestra denominada Município: o caminho para um Brasil Melhor. O painel foi a oportunidade de os participantes conhecerem detalhadamente a atuação da entidade municipalista nacional em busca de melhorias para a gestão local e os desafios da aprovação das demandas prioritárias no Congresso Nacional.
Ziulkoski iniciou a sua apresentação com detalhes do montante de conquistas do movimento municipalista ao longo dos anos e destacou que cada vitória foi fruto da união dos gestores e da Confederação. “Alcançamos até agora conquistas de mais de R $1,3 trilhão. Isso é fruto da atuação da CNM com a união dos prefeitos”, disse ao disponibilizar na apresentação um QR Code para que cada gestor pudesse acompanhar o que sua cidade recebeu de conquistas.
Lei de Associações
Durante a abertura da Marcha, o presidente da Câmara, Arthur Lira, anunciou que vai se reunir com lideranças no Congresso e colocar em votação o PL 4.576/2021. O projeto visa estabelecer um marco jurídico para as associações de Municípios. “Somos uma entidade privada, mas recebemos dinheiro de filiação que é público. Precisamos votar esse projeto amanhã e trazer mais segurança para as entidades municipalistas”, reforçou.
PEC 122/2015
Outra matéria fundamental para a gestão local, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que proíbe a criação de novos encargos sem definir a contrapartida de recursos, foi lembrada pelo presidente da CNM. A matéria aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados. “Já houve toda a tramitação naquela Casa. Pelo amor de Deus, peço aos senhores que entrem em contato com o seu deputado e nos ajudem a aprovar essa PEC que vai trazer mais segurança aos gestores”, enfatizou o presidente da CNM.
Reforma tributária
O presidente da CNM explicou ainda a tramitação da PEC 110/2019. A matéria trata da Reforma Tributária e pretende incrementar mais receitas para os Municípios, principalmente com o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O texto aguarda apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. “A nossa proposta é redistribuir. Nenhum Município vai perder”, garantiu Ziulkoski.
Convênio com o IBGE
Fundamental para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por meio da definição dos coeficientes, conforme a estimativa populacional, a realização do censo demográfico teve destaque na apresentação de Ziulkoski. Durante o painel, foi firmada uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que pretende viabilizar o levantamento nos Municípios. “Estamos assinando um convênio e vamos orientar os senhores sobre o que temos que fazer para melhorar o censo demográfico”, direcionou o líder municipalista.
Programação
Ziulkoski pediu aos gestores que acompanhem o restante da programação da Marcha ao destacar os debates com os candidatos à Presidência da República, painéis temáticos do ISSQN, pisos do magistério e da enfermagem, a reforma tributária e a programação do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). Neste último, a previsão é de que seja apresentado um estudo que demonstra a efetividade da administração de prefeitas durante a pandemia. Confira aqui a pauta prioritária do movimento municipalista.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL2 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO18 horas atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá