Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Capacitação sobre o SUAS reúne gestores e técnicos municipais que atuam na área social

Publicados

CIDADES


O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) promove uma capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social-SUAS na Prática, destinado aos gestores e técnicos que atuam na política de Assistência Social, principalmente na gestão pública municipal. A capacitação, que teve início nesta terça-feira (15) prossegue até amanhã no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, com orientações  sobre benefícios, serviços, programas e projetos a serem implantados nos municípios.

A presidente do Coegemas e secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, destacou a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 383, que vai destinar 1% do orçamento da União para a Assistencial Social. Ela frisou que para a aprovação é necessário mobilizar os senadores e deputados para que votem a PEC em favor da assistência social.  “Precisamos muito dos recursos e quem vai ganhar são os usuários. Necessitamos também de recursos para a capacitação em todos os municípios de Mato Grosso. A Assistência Social não é apenas uma ação social”, ressaltou.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Neurilan Fraga, afirmou que os gestores municipais têm uma grande preocupação com as obras e com a infraestrutura, mas sabem que a assistência social é uma das maiores prioridades da gestão. “Quando se discute o planejamento da gestão, é necessário  ver com atenção a área da assistência  social. O setor deve  cobrar os parlamentares da bancada federal para que votem os projetos em tramitação no Congresso Nacional  voltados para a Assistência Social para que os municípios recebam mais recursos”, disse ele, lembrando que este é um ano político e decisivo para as áreas que necessitam de atenção do Governo Federal e do Congresso.

Leia Também:  Gestores públicos temem impacto financeiro do novo piso salarial da enfermagem

Na ocasião, Fraga anunciou que a AMM, junto com o  Tribunal de Contas,  está viabilizando a criação de uma plataforma de treinamento e cursos para os municípios, em ações que vão até dezembro do próximo ano. Ele destacou que a capacitação será essencial na prestação de contas e em outras áreas. Ele recomendou que a diretoria do Coegemas aponte os cursos necessários para os gestores da Assistência Social.

O prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, disse que a gestão municipal tem muitos desafios, sendo a assistência social um dos maiores. “Temos que buscar soluções e construir políticas públicas nos municípios com o suporte do estado e da União”, frisou. 

O deputado estadual Max Russi disse que a Assembleia Legislativa aprovou a Lei Nº 11.664/2022 que institui a Política Estadual de Assistência Social e dispõe sobre as normas operacionais e gerenciais do Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso. O parlamentar ressaltou que a lei representa um sonho concretizado e o fortalecimento da área em todo o estado, especialmente no período da pandemia. Na sua avaliação, o governo federal não vem cumprindo o seu papel fundamental com a assistência social. “Aqui em Mato Grosso há uma grande desigualdade regional, com muitas pessoas carentes necessitando de apoio do poder público e morando em um estado campeão do agronegócio, com concentração de riqueza“, disse ele.

Leia Também:  Avanço municipalista: CGOA aprova minuta que define obrigações acessórias do ISSQN

A secretária de Assistência Social de Cuiabá, Hellen Janaina de Jesus,  que representou a presidente da APDM, Sheila Pedroso, afirmou que a pandemia deixou muito desemprego e carência financeira. “A pandemia gerou muitos problemas de saúde e  desencadeou principalmente a depressão. A  assistência social continua agindo em todas as frentes”, frisou.

Participaram também da abertura do evento o  presidente do  Conselho Estadual de Assistência Social, Rondenelly César de Arruda,  a ex-presidente do Coegemas, Marcia Rotili, entre outros.

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gestores públicos temem impacto financeiro do novo piso salarial da enfermagem
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA