CIDADES
Comitê Deliberativo atualiza demandas e prioridades nas compras para a educação
CIDADES
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou na segunda-feira, dia 14, a 19ª Reunião do Comitê Deliberativo de Compra Nacional (CDCN). No encontro, o comitê promoveu uma atualização das demandas e das prioridades nas compras governamentais para a educação a serem realizadas neste exercício.
Segundo o coordenador-geral de Mercado, Qualidade e Compras do FNDE, Andrey de Sousa Nascimento, a reunião serviu para aprimorar o atual Plano de Compra Nacional para a Educação (PCNE), que abarca o período 2021-2022. “Foram abordados os objetos a serem registrados e disponibilizados aos entes federados, para adesão e contratação por meio de Atas de Registro de Preço (ARP). E ainda foi revisitada a lista de prioridades dos objetos, classificados como essenciais, relevantes ou moderados”, discorreu o coordenador-geral.
Para o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, que também preside o CDCN, é natural que novas demandas de produtos para a educação surjam de um ano para o outro. “Nesta reunião, por exemplo, foram incluídas no plano de compra nacional as bicicletas escolares do Caminho da Escola e os objetos educacionais do Programa Educa Mais Norte e Nordeste, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação”, completou o presidente.
Com a definição dos objetos e das prioridades, cabe agora às áreas demandantes – secretarias do MEC e diretorias do FNDE – a apresentação de documentos que formalizam os processos de aquisição. Em seguida, serão providenciados os itens necessários ao lançamento dos respectivos pregões eletrônicos, que resultarão nas Atas de Registro de Preço (ARP).
“As atas visam fixar preço atrativo aos entes federados, que passam a se valer do processo de aquisição promovido pelo FNDE. Solicitada a adesão a determinada ARP, o ente federado pode se reunir com o fornecedor e celebrar a contratação do objeto, com base no preço registrado pelo FNDE”, destacou Andrey de Sousa Nascimento.
PCNE – Com vigência de dois anos, o Plano de Compra Nacional para a Educação (PCNE) é um instrumento de planejamento e avaliação das compras governamentais que beneficiam estados e municípios de todo o Brasil, contendo as prioridades definidas pelo FNDE e pelo Ministério da Educação para as compras públicas no período. O plano aponta os objetos educacionais a serem licitados e busca diminuir o interstício entre atas vigentes dos mesmos produtos.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
GERAL4 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS1 dia atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS1 dia atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama