CIDADES
Como ter sucesso ao implantar o eSocial foi tema de painel técnico
CIDADES
A implementação do eSocial para os Municípios ainda é um desafio para os gestores municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz um alerta com relação ao cumprimento do prazo para adesão, que foi prorrogado e agora será até o dia 21 de agosto de 2022. A fim de explicar a importância disso, a entidade realizou nesta quarta-feira, 27 de abril, o painel técnico sobre a ferramenta, durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
O painel teve a mediação dos analistas técnicos da CNM Alex Carneiro e Marcus Cunha, que durante as falas orientaram os gestores municipais sobre atenção aos prazos e o passo a passo para a implementação do eSocial. A consultora da entidade municipalista Marice Fronchetti alertou os gestores. “Querendo ou não, o eSocial é uma responsabilidade do prefeito que pode recair na transferência de verbas por parte do governo federal. Chegou o momento de os órgãos públicos implantarem, e os Municípios não estão ligando muito. As prefeituras precisam levar a sério todos os detalhes, em todas as fases de implementação. Além disso, lá no final, como nada é contratado sem passar pelo eSocial, isso dará um conforto para o prefeito sobre a transparência”, enfatizou.
A coordenadora-geral de estruturação de informações previdenciárias do Ministério do Trabalho e Previdência, Laura Schwerz, que é responsável pela adesão por parte dos órgãos públicos ao eSocial, fez uma palestra técnica apresentando as vantagens da ferramenta. “O eSocial veio para simplificar e, assim, ajudar os gestores públicos. A vantagem que temos é que o eSocial já era usado pelo setor privado e tivemos experiências neste sentido para orientar o setor público da melhor forma possível. Foi feito para canalizar a gestão de dados e melhorar a informação do servidor”, destacou Laura Schwerz.
O Ministério do Trabalho e Previdência disponibiliza canais de atendimento, como o canal de dúvidas, através do telefone 0800 730 0888 das 7h às 19h, além disso, por meio do 61 2021-5555, é possível pedir link para o atendimento virtual. Para ter acesso ao Manual de Orientação do eSocial, clique aqui.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS2 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL5 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS2 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama