Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal é selecionado pelo Mapa para buscar adesão ao Sisbi-POA

Publicados

CIDADES


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta quinta-feira (24) a segunda edição do Projeto de Ampliação de Municípios Integrados ao Sisbi-Poa (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) por Meio de Consórcios Públicos Municipais (CONSIM). Foram selecionados 31 consórcios intermunicipais de 9 Estados da Federação para participar do Projeto no período de 2022/2023, onde o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal do Estado de Mato Grosso foi selecionado, sendo o único da Região Centro-Oeste, nesta etapa.

No Evento de Lançamento em Brasília, nesta quinta-feira (24), estiveram representando o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, o Secretário Executivo, Dariu Antonio Carniel, e a Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal via Consórcio, a veterinária Dra. Carolina Ferrari Martins Rodrigues, que ao lado do Superintendente do MAPA no Estado de Mato Grosso, José de Assis Guaresqui assinaram termo de compromisso e participam do primeiro treinamento nesta sexta-feira (25) no auditório do Mapa em Brasília.

O objetivo do Projeto é capacitar os serviços de inspeção municipais para adesão ao sistema nacional, que permite a venda de produtos de origem animal em todo o país. Onde o MAPA, no Projeto CONSIM, irá orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando a inclusão no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Após a adesão, as agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Nesta etapa 2022-2023, mais 31 consórcios públicos intermunicipais, abrangendo 520 municípios, vão receber orientações técnicas do Projeto de Ampliação de Municípios Integrados ao Sisbi-Poa por Meio de Consórcios Públicos Municipais (Consim).  Onde os consórcios estão localizados em nove estados e foram selecionados por meio de Edital de Chamamento Público. 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina destacou a importância do modelo de consórcios intermunicipais para que os produtores possam ampliar sua comercialização. “Esse é um sonho para todos os municípios e pequenos produtores brasileiros que sempre encontraram muita dificuldade na comercialização de seus produtos”, disse. 

Leia Também:  CNM completa 42 anos e elenca conquistas para os municípios

O Projeto CONSIM está estruturado em cinco fases: inscrição, qualificação, capacitação, preparação para adesão e avaliação da equivalência. Os consórcios selecionados receberão capacitação, orientação técnica e transferências voluntárias para financiamento de veículos e equipamentos de informática.

A primeira edição do Projeto Consim foi realizada entre 2020 e 2021 e contou com a participação de 12 consórcios públicos. Desses, dez conseguiram obter adesão ao Sisbi-POA, beneficiando uma área de abrangência de 175 municípios em seis estados.

Com isto, o Sisbi-POA passou a contar com 22 Estados, o Distrito Federal, 31 Municípios individualmente, 14 Consórcios Públicos de Municípios (contemplando 260 municípios). Atualmente, existem quase 10 mil produtos com o Selo Sisbi circulando no país.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, disse que o Sisbi-POA dobrou de tamanho nos últimos três anos. “Isso é resultado de decisão política mas também de foco na gestão para a implementação desse sistema”, disse. 

O Secretário Executivo do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, que na oportunidade representou a Presidente, Prefeita Gheysa Maria Bonfim Borgato, disse: “Foi a sensibilização e vontade dos Prefeitos dos municípios consorciados que acreditando na proposta e trabalho da equipe técnica do Consórcio, que proporcionou alcançarmos esta etapa para alcançar em futuro próximo a adesão definitiva ao Sisbi-POA”.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. 

Também participaram do evento o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos, o secretário de Agricultura Familiar, Marcio Candido, o presidente da Rede Nacional de Consórcios, Victor Borges e o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Participam do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal os seguintes municípios de Mato Grosso: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, sobre a presidência da Prefeita Gheysa Maria Bonfim Borgato de Glória D’Oeste.

Veja a relação dos consórcios selecionados para o Projeto CONSIM: 

Leia Também:  Projeto estabelece regras para cobrança de taxas pela União, estados e municípios

  

UF

CONSÓRCIO

BA

Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Cdsvj

BA

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina – CIDCD

BA

Consorcio Público Intermunicipal De Infraestrutura Do Extremo Sul Da Bahia – Consorcio Construir

BA

Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco

BA

Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico- CDS do Velho Chico

BA

Consorcio Intermunicipal do Oeste da Bahia

CE

Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul

MT

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal

MG

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amag

MG

Consorcio Intermunicipal Multifinalitario do Vale do Paraibuna-Cimpar

MG

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional

MG

Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira – CODAMMA

MG

Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

MG

Convales-Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas

MG

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – Cidrus

MG

Consórcio Público para Gestão Integrada

MG

Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba

MG

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Microrregião do médio Rio Pomba.

MG

Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional Sustentável

MG

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião da Serra Geral de Minas – União da Serra Geral

MG

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Alto Sapucaí – Cimasp

MG

Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental das Vertentes -Cigedas Vertentes

PR

Consorcio Metropolitano De Saude Do Parana – Comesp

RJ

Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense

RS

Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste

RS

Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari

SC

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Dos Municípios Da Amurel – CIM-AMUREL

SC

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI – CIM-Amfri

SP

Ciensp – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo

SP

Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista

SP

Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo – Cicesp

Saiba mais:  https://www.youtube.com/watch?v=zu_T3hHVUnw

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mais-31-consorcios-de-municipios-serao-orientados-pelo-projeto-mapa

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/suasa

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Baixa umidade de ar e queimadas deixam em alerta população de Cuiabá
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA