CIDADES
Coordenador esclarece gestores municipais sobre repasses financeiros do Programa Calha Norte
CIDADES
Os critérios e procedimentos a serem observados pelos municípios para o recebimento de recursos de convênios do Programa Calha Norte foram abordados, nesta quarta-feira (6), em uma das palestras do Workshop de orientação aos gestores municipais, realizado no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. A reunião técnica, que teve início na segunda-feira (4), contou com a participação de prefeitos e servidores das prefeituras que atuam na área de convênios. O ciclo de palestras foi conduzido pela equipe do Programa Calha Norte, vinculado ao ministério da Defesa.
O assunto foi apresentado pelo major Alexander Xavier, coordenador de análise financeira do programa federal. O militar explicou as etapas do convênio que incluem a aprovação do projeto básico e da planilha orçamentária, aceite do processo licitatório e repasse financeiro, certificação de notas fiscais, além do envio da prestação de contas.
O oficial ressaltou que o repasse financeiro observa a superação da cláusula suspensiva, a aprovação do processo licitatório e o aporte da contrapartida por parte do município. “É muito importante o planejamento dos gestores, pois sem o aporte da contrapartida existe o risco de paralisação da obra”, explicou.
Xavier também alertou os participantes que a liberação financeira dos recursos dos convênios para as prefeituras depende de alguns fatores, como conta corrente regularizada, situação de adimplência, entre outros.
Considerando as restrições estabelecidas pela legislação eleitoral, o coordenador destacou que é preciso estar atento ao período de proibição de transferências voluntárias que se inicia em 2 de julho e segue até 30 de outubro. Porém, há uma situação em que o Programa poderá dar andamento aos repasses dos convênios. A exceção é com relação a recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço já fisicamente iniciados e com cronograma. “Se o prefeito conseguiu dar início à execução física do objeto antes de 2 de julho, a Calha Norte consegue dar andamento”, frisou.
A programação terá continuidade nesta quinta-feira (7), pela manhã, quando haverá atendimentos individualizados sobre dúvidas específicas dos técnicos das prefeituras. Paralelamente ao Workshop, representantes do Calha Norte fizeram visita técnica a alguns municípios para acompanhamento de obras realizadas por meio de convênios.
A realização do Workshop foi definida no início de fevereiro quando o General de Divisão, Ubiratan Poty, e técnicos do Calha Norte se reuniram com prefeitos e equipes na AMM. Na ocasião, o presidente da instituição, Neurilan Fraga, e prefeitos apresentaram ao dirigente demandas a serem encaminhadas junto ao programa federal.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Escolha de novo desembargador do TJMT pelo Quinto Constitucional: saiba quem são os favoritos
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional