CIDADES
Encontro debate importância dos sites e portais transparência das prefeituras
CIDADES
Os sites e os portais transparência são importantes instrumentos utilizados pelas prefeituras para comunicação institucional e prestação de contas das ações políticas e administrativas. O assunto integrou a programação do Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso, encerrado nesta sexta-feira (1), na Associação Mato-grossense dos Municípios. O evento foi realizado pela Academy Brasil e MPX Brasil, com apoio da AMM.
O assunto foi abordado pelo Ceo da MPX Brasil e diretor da Academy Brasil, Marcos Paulo de Oliveira Silva, que destacou a relevância do conteúdo divulgado pelos municípios para atrair o interesse da população e aumentar o número de acesso às páginas institucionais. “Quanto mais informações verdadeiras vocês colocarem para atrair as pessoas mais engajamento vai ter. O trabalho de vocês vai aparecer e consequentemente vai melhorar a vida de todo mundo”, frisou.
Marcos Paulo citou que nos últimos doze meses um município teve mais de dois milhões de acessos por IP e quase trinta milhões de cliques. “Hoje a internet nos proporciona mensurar em tempo real o alcance e o engajamento que nós temos. E vocês, como assessores de imprensa, têm o dever e a obrigação de saber e repassar”, assinalou.
O diretor ressaltou que é importante que o site do município tenha a manutenção e a administração de todos os e-mails institucionais.
“Como assessores de comunicação vocês precisam ter essa informação, porque o banco de dados dos e-mails é do município e o e-mail institucional não é pessoal. Então, vocês vão sair, mas o “e-mail.gov” vai permanecer”, ponderou.
Marcos Paulo afirmou que é importante, também, os assessores conhecerem sobre orientação jurídica quanto às notificações do TCE, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e as ações relativas aos serviços dos sites sem custo adicional.
“O Tribunal de Contas, recentemente, fez duas circulares sobre a carta de serviço ao usuário, que é uma lei de 2017, vencida em 2019, que impõe que os municípios transformem, de maneira dinâmica, um cardápio de informações ao cidadão num único ambiente para que ele possa, através desse cardápio, chegar onde ele precisa”, explicou, acrescentando que 70% dos clientes desconheciam o assunto.
“Nós, da MPX, corpo jurídico e corpo técnico, fizemos uma nota técnica, fizemos um tutorial, encaminhamos para todos os nossos clientes, fizemos lives, fizemos cursos on-line para explicar como era isso gratuitamente”, afirmou.
Marcos Paulo também falou sobre acessibilidade, que não é só para quem tem deficiência física. “A acessibilidade envolve dislexia, os sites têm que ter acesso para disléxicos, tem que ter acesso para deficiente visual, para o daltônico e também para o idoso”, esclareceu.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS6 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS3 dias atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS6 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS2 dias atrás
Canetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações