Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Gestores participam de webinar sobre padronização de fontes de recursos no leiaute do Aplic 2022

Publicados

CIDADES


Gestores de todo o estado participaram, nesta quarta-feira (9), do webinar “Padronização de Fontes de Recursos no Leiaute do Aplic 2022”. O encontro, realizado pela Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), contabilizou quase mil visualizações no canal da Corte de Contas no YouTube e abordou as novidades a serem observadas na nova interface da plataforma.

Durante a abertura do evento, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Júlio Teis, falou sobre as alterações na Lei de Introdução ao Direito Brasileiro (Lindb), que preveem a responsabilização daqueles que atuam no envio de informações ao Aplic, chamando a atenção para o fato de que, anteriormente, apenas os prefeitos eram responsabilizados.

“Pedimos para aqueles que atuam nessa área que tirem o maior proveito do evento. Essas informações são fundamentais para o controle externo e precisamos avançar com as novas ferramentas e necessidades que vão surgindo. Tomem muito cuidado e não deixem de dar as informações necessárias dentro dos prazos. As leis mudam e temos que nos adaptar conforme estas mudanças”, afirmou.

Leia Também:  Sinfra-MT publica cartilha com orientações sobre o programa MT Iluminado

Por meio de palestra ministrada pelo auditor público externo do TCE-MT, Francisco Evaldo Leal, os gestores responsáveis pelas remessas de cargas contábeis foram qualificados quanto às questões a serem observadas pela federação, conforme estabelecido na Portaria Conjunta STN/SOF nº 20/2021.

Assim, foram abordados temas como Recursos Livres, MDE, ASPS, recursos vinculados à previdência, recursos extra orçamentários, dentre outros. “É um tema ainda novo. O principal impacto dessa padronização será na carga contábil, então, este conhecimento é direcionado ao pessoal que envia cargas via Aplic, contadores e empresas”, disse Francisco Evaldo.

A Associação Mato-grossense dos Municípios  (AMM) também mobilizou os municípios para participarem do evento. “É muito importante que os técnicos das prefeituras aprimorem seus conhecimentos sobre o sistema, além de esclarecerem dúvidas sobre as alterações trazidas pelo novo leiaute”, destacou o presidente da instituição, Neurilan Fraga.

Vale reforçar que a participação no webinar garante certificado de três horas. Para isso, era necessário que os inscritos fizessem login no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Leia Também:  Proposta prevê auxílio financeiro da União às instituições de longa permanência para idosos

Aplic

O Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) foi criado para que os jurisdicionados transmitam, virtualmente, a prestação de contas ao TCE-MT. O modelo busca ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados.

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comunicado orienta municípios sobre prazos para início de obras e recebimento de recursos no período eleitoral
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA