CIDADES
Governo Federal lança plataforma Cidades Gov.br para aprimorar serviços municipais
CIDADES
Foi lançada no encerramento da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, durante a palestra “Inovação e oportunidades de desenvolvimento”, a plataforma Cidades Gov.br, uma ferramenta on-line desenvolvida para potencializar a transformação digital dos Municípios brasileiros. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O presidente do Serpro, Gileno Barreto, apresentou a ferramenta aos gestores municipais e explicou todo o processo digital no padrão da plataforma Gov.br, que já conta com mais de 120 milhões de usuários e 4.900 serviços públicos incluídos. Segundo Gileno, todos os serviços municipais poderão ser inseridos na mesma plataforma do governo federal, garantindo um acesso único ao usuário.
“É uma experiência que a gente quer dar para o Município que não teve transformação digital e, para quem já tem, queremos melhorar e aprimorar os serviços que estão dentro do Gov.br, além de oferecer ferramentas de apoio à gestão das prefeituras”, explicou. A grande novidade da plataforma é que os cidadãos poderão ter acesso sem gasto do pacote de dados da Internet, e os Municípios que tiverem interesse em aderir ao sistema digital podem entrar em contato com o Serpro.
O portal será administrado pela cidade, com recursos digitais da plataforma Gov.br, garantindo total autonomia sobre a gestão da plataforma e dos serviços. O portal possibilita, por exemplo, que o Município digitalize serviços como podas de árvores, recolhimento de restos de construção, alertas sobre buracos nas vias ou mesmo reserva de vagas de matrícula escolar.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS2 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL5 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS2 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama