CIDADES
Inscrições estão abertas para o seminário técnico sobre o Censo 2022
CIDADES
Primeiro evento de 2022, com a retomada do Seminários Técnicos CNM em novo formato, a edição Censo 2022: O seu Município só tem a ganhar ocorrerá em 17 de fevereiro, quinta-feira, de 9h às 11h30 e de 14h às 16h30. As inscrições devem ser feitas no site oficial e são gratuitas para Municípios filiados e em dia com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O formato é totalmente online e ao vivo. Na ocasião, além do economista e membro da área de Estudos Técnicos da CNM Hilton Leal, participará como palestrante o analista da Coordenação Operacional dos Censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), David Montero Dias.
Diante da importância que o Censo Demográfico tem para os Municípios brasileiros, sendo o tamanho populacional, por exemplo, um critério para transferências constitucionais, como do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o objetivo do seminário é munir os gestores de informações para garantir total cobertura territorial e completa visitação em todos os domicílios existentes.
A CNM atuou ativamente pela realização do Censo em 2022, uma vez que o levantamento deveria ter ocorrido, por lei, em 2020 e há ainda defasagem das estimativas populacionais, que não foram realizadas em 2015. Com a garantia de verba, o IBGE já anunciou que o Censo 2022 terá início em 1º de agosto. Além de importante para os critérios de transferências, a entidade ressalta que os dados beneficiam significativamente a gestão pública municipal ao apresentar informações socioeconômicas de qualidade para nortear as políticas públicas.
Certificado e programação
Os participantes que cumprirem, pelo menos, 60% da carga horária total terão direito ao certificado de participação. Após o evento, os documentos poderão ser retirados no portal.
Acesse o site aqui para se inscrever e acessar a programação completa. Após a inscrição no site, o participante receberá, por e-mail, a homologação e as instruções para participar do evento on-line. Como as transmissões ocorrem pela plataforma Zoom, é recomendado ter o aplicativo baixado no computador ou celular.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama