Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Marcha a Brasília tem início nesta segunda-feira com a participação de prefeitos de todo o país

Publicados

CIDADES


Mais de seis mil pessoas entre prefeitos, vereadores e gestores municipais se inscreveram e garantiram presença na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que terá início nesta segunda-feira (25) e segue até quinta-feira (28).

Com o tema Município: o caminho para um Brasil melhor, a abertura oficial da Marcha será na terça-feira, 26 de abril, e contará com a participação de autoridades dos três Poderes, inclusive do presidente da República, Jair Bolsonaro. Nos dias 26 e 27 de abril, os participantes devem conferir, também, debate de pré-candidatos à Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva, André Janones, Simone Tebet, Jair Bolsonaro, João Dória e Ciro Gomes.

Durante a Marcha, os participantes podem receber atendimento técnico especializado de acordo com a realidade municipal. Além disso, pode participar de plenárias temáticas sobre assuntos diversos que afetam diretamente a administração local.

Cerca de 130 pessoas, entre prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais de Mato Grosso confirmaram participação no evento. O presidente da AMM, Neurilan Fraga, que vai liderar os prefeitos de Mato Grosso, afirmou que a expectativa é que a Marcha resulte em importantes avanços institucionais para os municípios. “Teremos a presença de várias lideranças nacionais, de representantes do Executivo e do Legislativo que vão debater as nossas demandas municipalistas. Vamos nos mobilizar para garantir apoio a projetos em tramitação no Congresso e assegurar a aprovação de matérias importantes ainda este ano”, assinalou.

Leia Também:  Mato Grosso registra 629.323 casos e 14.304 óbitos por Covid-19

Como já é tradição, será realizada uma reunião com a bancada federal de Mato Grosso para debater os projetos municipalistas em tramitação no Congresso. O encontro está previsto para o dia 27 à tarde, na Câmara Federal, com a participação do presidente da AMM, prefeitos, senadores e deputados.

A programação inclui a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021 que ocorrerá na quarta-feira, dia 27, em sessão solene do Congresso Nacional. Demandada pelos prefeitos, a medida isenta de punição os gestores que não conseguiram investir o mínimo constitucional em educação – de 25% da receita via impostos – nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19. Os participantes vão conferir, ainda, pautas de interesse da gestão, além de Seminários Técnicos, espaço para o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Fórum de Vereadores, plenária com a participação dos órgãos de controle, encontro de bancadas parlamentares, entre outros momentos fundamentais para a gestão local.

A programação completa pode ser conferida no site oficial da Marcha

Leia Também:  Ministério da Saúde e Fiocruz lançam curso de enfrentamento da covid
Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Desembolso do crédito rural soma R$ 188 bilhões em oito meses do Plano Safra
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA