CIDADES
MEC realiza Semana Pedagógica até 28 de janeiro
CIDADES
O Ministério da Educação (MEC), em articulação com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realiza esta semana, de 24 a 28 de janeiro, a Semana Pedagógica 2022. O objetivo é informar as redes de ensino e escolas públicas das ações e iniciativas disponibilizadas pelo MEC durante o ano, para enfrentamento dos impactos da pandemia, ampliação da oferta e elevação da qualidade da educação.
As atividades serão realizadas e transmitidas ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h. As atividades contemplarão desde a educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação é inteiramente direcionada aos secretários municipais, diretores de escolas, professores, supervisores e equipe pedagógica.
No primeiro dia, 24, foram abordados temas de interesse da gestão e equipes pedagógicas, como planos subnacionais, diagnóstico do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), ações agregadas do PDDE, estratégias de recuperação da aprendizagem e para busca ativa. Na terça-feira, o foco será as formações e a Educação de Jovens e Adultos. Na quarta-feira, 26, serão apresentadas ações e iniciativas direcionadas aos profissionais do ensino médio. Na quinta-feira, 27, estarão em pauta as ações para o ensino fundamental e, na sexta-feira, 28, os temas abordarão a educação infantil.
Segundo o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, a Semana Pedagógica iniciará o ano letivo de 2022, informando as redes e os profissionais da educação de todo o país sobre as ações e iniciativas que o MEC colocou à disposição. “Sobretudo aquelas que podem apoiá-los no enfrentamento dos impactos da pandemia para cada uma das diferentes etapas e modalidades”.
Para participar, basta acessar o canal do MEC no YouTube, não havendo necessidade de se inscrever.
Confira aqui o cronograma do evento.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil