Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Prefeitos de 47 municípios assinam protocolo de intenção para planejamento estratégico do TCE

Publicados

CIDADES


Dos 88 prefeitos em primeiro mandato no estado, 47 já assinaram o protocolo de intenção que formaliza o interesse em participar do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios de Mato Grosso (GPE). A proposta, lançada pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, em 25 de março, vai aprimorar a gestão estratégica e as políticas públicas municipais por meio de consultorias e sistemas informatizados. 

O protocolo de intenção foi assinado durante o evento de lançamento do GPE, quando representantes de diversos municípios se reuniram no TCE-MT. O documento, publicado no Diário Oficial de Contas (DOC) desta terça-feira (5), é o pontapé para a elaboração do termo de adesão que oficializa a parceria com os prefeitos. 

O Programa, que está entre as principais metas da gestão 2022/2023, será dividido em duas etapas e abrangerá todos os 141 municípios de Mato Grosso até o próximo ano. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

Leia Também:  Vacinas para crianças de 5 a 11 anos serão distribuídos até o dia 15

“Nesse primeiro momento, nosso foco serão os 88 prefeitos eleitos em 2020. Sabemos que muitos deles chegam sem preparo para a gestão pública, sendo apresentados a uma série de deveres a serem cumpridos. O Tribunal, no seu papel de exercer o controle externo, caminhará, então, ao lado desse gestor, de forma orientativa”, explica o presidente. 

De acordo com Novelli, a proposta, de longo prazo, trará reflexos para setores como saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social, por exemplo. O conselheiro lembra ainda que, em 2012, durante sua segunda gestão à frente do TCE-MT, foi lançado o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que englobava vários projetos, sendo que o apoio ao planejamento estratégico foi o que mais se destacou.

“Nesses últimos 10 anos, o TCE realizou uma espécie de piloto junto às 21 prefeituras adesas ao PDI. Foi importante para ganharmos experiência, os benefícios e resultados alcançados foram esplêndidos, tanto que decidimos incorporá-lo permanentemente como política pública contínua do TCE, universalizando o projeto para o conjunto dos 141 municípios do estado”, afirma. 

Leia Também:  TCE apresenta Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios

Há que se mencionar ainda que, para além do GPE, o Tribunal de Contas está trabalhando pelo fortalecimento de sua função orientadora, materializada com o lançamento do Plano Bianual de Capacitação, também em 25 de março, e realizado em parceria pela Escola Superior de Contas, AMM e União das Câmara Municipais de Mato Grosso (Ucmmat). 

“O TCE não quer penalizar. Vamos continuar fiscalizando, mas vamos capacitar os gestores e suas equipes. Por isso estabelecemos um cronograma de transmissão de conhecimento”, concluiu o presidente. 

Confira abaixo a lista de municípios signatários

 Protocolo de Intenção n° 01/2022 (86.32 KB)

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mercado de trabalho: 2,67 milhões de vagas foram geradas nos municípios em 2021
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA