CIDADES
Prefeitos de Sorriso e de Tangará visitam a AMM e tratam de ações da gestão municipal
CIDADES
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, visitou a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM na manhã desta terça-feira (19) e foi recebido pela Coordenadora Geral, Juliana Ferrari. No encontro também esteve presente o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, e sua equipe técnica. Os gestores trataram com a coordenadora sobre diversos assuntos, incluindo as bandeiras municipalistas nacionais, com enfoque nos projetos de interesse dos municípios, que estão tramitando na Câmara e no Senado Federal, como os pisos salariais do magistério, da enfermagem, dos agentes de saúde, além da PEC 122, que proíbe a criação de encargos para os municípios, sem a indicação de custeio, entre outros temas.
Na ocasião, Juliana informou que AMM tem enviado com frequência notas técnicas para os municípios, orientando os prefeitos sobre os procedimentos em diferentes áreas da gestão administrativa.
A coordenadora destacou o trabalho que o presidente da AMM, Neurilan Fraga tem feito junto ao Tribunal de Contas do Estado-TCE para evitar que os gestores municipais sejam penalizados e tenham as contas rejeitadas.
Ela lembrou ainda a parceria da instituição com o TCE referente aos programas disponibilizados aos municípios, como o GPE-Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios de Mato Grosso (GPE), que tem como objetivo modernizar o conceito da gestão estratégica, aliando as políticas públicas, através de consultorias e sistemas informatizados. Outro ponto importante abordado foi a parceria firmada entre a AMM e o TCE, visando o programa de capacitação por meio de uma plataforma, por onde os prefeitos podem sanar dúvidas sobre as diversas ações da gestão municipal.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS6 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS3 dias atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS6 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS2 dias atrás
Canetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações