CIDADES
Processo eleitoral para representação da sociedade civil no CNAS será em maio
CIDADES
A eleição para a composição da assembleia junto ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) será realizada em 13 de maio deste ano, de acordo com o edital publicado em 1º de outubro de 2021 e dispõe da convocação da eleição dos representantes da sociedade civil no CNAS, para a gestão de 2022 a 2024.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o Ente que desejar participar da eleição dos representantes deverá apresentar o pedido de habilitação, juntamente com a documentação, até o dia 28 de fevereiro de 2022. A lista dos habilitados e não habilitados das organizações de usuários, das entidades e organizações de assistência social e dos trabalhadores do SUAS será publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 18 de março de 2022.
Poderão participar do processo de eleição aqueles representantes ou organizações de usuários/as, entidades e organizações da assistência social e de trabalhadores/as do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Os candidatos devem observar o disposto no Art. 2º da resolução sobre as regras de participação.
A CNM ressalta ainda a importância da representação da sociedade civil nos espaços e instâncias de pactuação do SUAS para o aprimoramento da gestão da política pública de Assistência Social.
Resultado Conferência 2021
O CNAS publicou na segunda-feira, 14 de fevereiro, a resolução que dispõe sobre as deliberações aprovadas na 12º Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em dezembro de 2021. Com o tema Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, a Conferência reuniu orientações temáticas e organizativas acerca de compromissos e responsabilidades preconizados no pacto federativo.
As pautas políticas e técnicas da Conferência Nacional são resultado e fruto das conferências municipais realizadas em todo território nacional, de forma a contribuir para o fortalecimento e aprimoramento da gestão da política de Assistência Social.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS10 horas atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar