Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Seminário Técnico destaca gestão municipal na assistência social

Publicados

CIDADES


O Seminário Técnico desta quinta-feira, 10 de março, trouxe a segunda edição do debate sobre a Política de Assistência Social: Gestão Municipal e Auxílio Brasil. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), os Seminários Técnicos são realizados de forma on-line e têm como objetivo orientar o trabalho da gestão municipal.

Iniciando com a temática Auxílio Brasil, pela manhã, a consultora em Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro, apresentou o marco regulatório do programa. Dentro do Auxílio Brasil, há a Cesta Raiz de Benefícios, que são benefícios em que as famílias podem receber de forma acumulativa, e estão dispostos na MP 1075/2021 que foi exemplificada pela consultora.

Entre os benefícios estão o da Primeira Infância (BPI), de Composição Familiar (BCF) e da Extrema Pobreza. Além disso, a técnica do Município de Picuí (PB) e assessora do Colegiado Estadual de Gestores Municipais do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN), Jucilene da Costa Barbosa, ressalta que há o auxílio extraordinário. “São R$ 400 que o governo vai pagar até dezembro. Uma questão importante é que as gestantes, a assistência não vai precisar informar. Outro ponto que eu queria destacar é no benefício da composição familiar, a Medida Provisória dizia que jovens de 18 a 22 anos precisam estar matriculados. Quando saiu a Lei 14.284, ela traz que podem estar matriculados ou que tenham concluído a educação básica. Foi uma mudança que a lei trouxe e é uma ampliação que tivemos neste público”, finaliza.

Leia Também:  TCU promove capacitação para os municípios de Mato Grosso

Sobre o auxílio extraordinário, Rosângela Ribeiro diz que é necessária atenção especial do gestor municipal. “Esse auxílio gera bastante necessidade de dedicação e paciência, já que tem que verificar artigo por artigo para ver se teve alguma mudança. Cada um dos auxílios vai ser regulamentado. Já tem parte na lei, mas não tem todo o conteúdo”, lembra.

Com o objetivo de orientar os gestores, a CNM disponibiliza um Perguntas e Respostas com informações acerca dos principais questionamentos promovidos pelos líderes locais.

Gestão Orçamentária e Financeira
A eficiência na gestão do recurso também foi um ponto importante abordado no período da tarde. O analista técnico da Assistência Social da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Arimateia Oliveira, tratou do ciclo de gestão do Suas e fez uma fala técnica, voltada para os recursos empregados na assistência social. “Conhecer o orçamento público é muito importante para que os nossos gestores possam fazer um bom trabalho”, comentou.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) integra uma política que visa a efetivação do Pacto Federativo e prevê uma organização participativa e descentralizada da assistência social, com ações voltadas para o fortalecimento da família. Diante disso, é preciso seguir uma série de observações para aplicação de recursos recebidos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), como por exemplo: seguir a Constituição Federal, a Lei 8742/1993, além de normas do Direito Financeiro (Lei 4320/1964), entre outras regras. “Nós não temos um percentual mínimo para a política de assistência social bem definido, como com a saúde e a educação, por exemplo. Por isso, precisamos conhecer e compreender o nosso orçamento”, lembrou Arimateia.

Leia Também:  Disque 100 começa a receber denúncia de evasão escolar

Veja como foi a primeira edição do Seminário de Assistência Social, realizado em fevereiro. Clique aqui

Agendas
A CNM já disponibilizou no site oficial dos Seminários Técnicos, a programação para o mês de março. Lembrando que os seminários acontecem toda terça e quinta-feira, de forma on-line e com inscrição prévia. Os interessados podem acessar o site do evento para fazer a inscrição e acompanhar a programação.

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Municípios em situação de emergência e estado de calamidade pública podem receber recurso extraordinário
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA