Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Seminário vai orientar municípios sobre Licenciamento Ambiental

Publicados

CIDADES


Programado para esta quinta-feira, 24 de março, os gestores municipais poderão participar de mais uma edição dos Seminários Técnicos promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), dessa vez com o tema “O Papel dos Municípios no Licenciamento Ambiental: alertas e orientações”. Se trata de um evento totalmente virtual de um dia inteiro de duração.

A participação é gratuita para os Municípios filiados à Confederação e as vagas são limitadas. O Seminário tem o objetivo de capacitar os gestores locais para atuarem no licenciamento ambiental, e ocorrerá das 9h da manhã até às 16h30, com intervalo para almoço.

O seminário será realizado em dois módulos:

09h às 11h30 – Módulo I
– Municipalização do licenciamento ambiental – Sofia Zagallo (Analista Técnica de Meio Ambiente da CNM)
– Caso do Município de Pains/MG na descentralização do licenciamento – Ana Luisa Rodrigues (Secretária de Meio Ambiente de Pains/MG)
– Atuação dos Municípios do licenciamento ambiental – Andréa Struchel (Diretora Jurídica da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente – Anamma)
– Como funciona o licenciamento ambiental dentro da prefeitura – Natasha Comassetto (Consultora de Licenciamento Ambiental da CNM)
– Impactos da lei da liberdade econômica na gestão ambiental municipal – Alexandre Gaio (Promotor de Justiça no Ministério Público do Paraná e Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente – ABRAMPA)

Leia Também:  CNM atualiza gestores acerca de portarias da Saúde sobre leitos de UTI

14h às 16h30 – Módulo II
– Participação dos Municípios no licenciamento ambiental de outros entes federativos – Sofia Zagallo (Analista de Meio Ambiente da CNM)
– Projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental – Palestrante a confirmar
– Interface dos Municípios com os Estados no licenciamento ambiental – Tiago Porto (Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, representando a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA)
– Consórcios públicos como alternativa para o licenciamento ambiental – Joanni Henrichs (Consultora de Consórcios Públicos da CNM)
– Licenciamento ambiental de resíduos sólidos – Elisa Schoenell (Consultora de Resíduos Sólidos da CNM)
– Condicionantes ambientais e fiscalização ambiental – Natasha Comassetto (Consultora de Licenciamento Ambiental da CNM)

Após a exposição dos palestrantes tanto pela manhã quanto à tarde será aberto espaço para que os participantes tirem suas dúvidas. Ao longo do dia também serão abordados os benefícios, caso a gestão municipal assuma o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, como por exemplo, o potencial de aumento de arrecadação com taxas e multas, e também maior celeridade para os processos de licenciamento ambiental de impacto local. Para se inscrever e ter mais informações sobre o Seminário, clique aqui.

Leia Também:  Encontro de Consórcios Públicos reforça estratégias para viabilizar políticas públicas nos Municípios

Após a inscrição, o participante receberá por e-mail a confirmação e as instruções para participar do evento on-line. Ao final do evento, a CNM disponibiliza certificado de participação que poderá ser consultado no portal aos participantes que cumprirem, no mínimo, 60% da carga horária.

Mais informações aqui:
CNM realiza Seminários Técnicos sobre o papel dos Municípios no Licenciamento Ambiental

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  CNM atualiza gestores acerca de portarias da Saúde sobre leitos de UTI
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA