CIDADES
Sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro está disponível
CIDADES
A abertura do sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro foi apresentada durante cerimônia promovida na última quarta-feira, 2 de fevereiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do evento e explica que o Mapa é uma ferramenta que orienta políticas públicas do Ministério do Turismo em todo o país e os gestores municipais devem acessar o site, para renovar ou realizar os seus cadastros e inserir na plataforma as informações necessárias.
A CNM destaca que pleiteou a atualização do Mapa, antes realizada a cada dois anos, e agora poderá ocorrer a qualquer momento, conforme critérios definidos na Portaria MTur 41/2021. A entidade comemora a conquista de suma importância para o turismo nacional e que, além de ser totalmente democrático, permite que cada vez mais Municípios participem.
O evento também contou com as presenças representantes da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur); do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur); da Embratur; da Secretaria de Turismo do Distrito Federal; da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (DF); e outros.
Entenda o Mapa
A participação no Mapa é aberta a todos os Municípios brasileiros, desde que sigam os critérios da Portaria 41, estabelecidos em conjunto com as Unidades da Federação. Os Estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas. Excepcionalmente, o MTur pode aprovar cadastros adicionais, mediante a análise dos casos e o atendimento a exigências da portaria.
Neste ano, os Municípios devem preencher um novo campo obrigatório no sistema de atualização denominado “Atividade Turística”, que vai ampliar o conhecimento dos cenários locais. Gestores municipais precisam renovar cadastros ou inserir novos dados até o próximo dia 25 de fevereiro, com as senhas de acesso devendo ser solicitadas aos órgãos estaduais ou distritais de Turismo e ao MTur. O anúncio da nova composição do Mapa é previsto para 28 de março.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama