28 de Julho de 2025
Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Veterano na imprensa fala aos assessores dos municípios sobre comunicação no rádio e na televisão

Publicados

CIDADES


A importância do rádio e da televisão como instrumentos de veiculação de conteúdo institucional dos municípios foi um dos temas do Encontro de Assessores de Imprensa, encerrado nesta sexta-feira (1) na Associação Mato-grossense dos Municípios. O evento, que teve início na quinta-feira (31), foi realizado pela Academy Brasil e MPX Brasil, com o apoio da AMM. O assunto foi abordado pelo veterano na imprensa mato-grossense, jornalista Elias Neto, que conta com 43 anos de profissão, sendo 37 na televisão e 13 no rádio. 

O comunicador ressaltou que nos últimos anos o rádio vem retomando a sua importância histórica, consolidando altos índices de audiência e movimentando a economia,  com a abertura de novos postos de contratação. Segundo Elias, de acordo com pesquisa realizada em 2020, o veículo é ouvido por 78% da população das principais regiões metropolitanas do Brasil.

Embora tenha atuado por mais de três décadas na televisão, Elias revelou uma paixão especial pelo rádio, onde iniciou a carreira em 1979, em Cáceres, com o codinome Jota Jr., que utilizou até 1983. O jornalista relembrou momentos importantes desse veículo que atravessa gerações, como o anúncio da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – Abert  de 1983, que destacava a unanimidade do meio perante a opinião pública. De acordo com a peça publicitária, o jornal atingia 40% da população, a televisão, 80%, e o rádio, todos os brasileiros. Com relação ao alcance da televisão, Elias revelou outro levantamento mais recente, realizado em 2014, “que apontou que o brasileiro passa mais de quatro horas em frente à tv”.

Leia Também:  Instrução Normativa institui modelo de governança e gestão nos municípios

Considerando as particularidades desses dois tradicionais veículos de comunicação, Elias reforçou aos assessores diretrizes importantes na preparação dos gestores para emplacar entrevistas e matérias jornalistas na imprensa local e regional. A objetividade e o poder de síntese dos entrevistados são alguns dos principais fundamentos que devem ser observados para transmitir as mensagens do poder público municipal. O jornalista também ressaltou a importância da imagem do entrevistado quando o conteúdo for transmitido pela televisão, com atenção especial a cores e estampas das vestimentas.

O palestrante também sugeriu aos assessores cultivar uma relação de confiança com os veículos de comunicação locais e estaduais, visando garantir maior alcance e divulgação das matérias produzidas pelas equipes das prefeituras. “O envio de releases, o contato com os chefes de produção,  chefes de redação e editores-chefes são fundamentais para os assessores de imprensa”, frisou.

O Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso reuniu representantes de dezenas de cidades que durante dois dias participaram de um ciclo de palestras sobre os seguintes assuntos: Comunicação no Período Eleitoral; Planejamento de Comunicação; Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crise; Redes Sociais no Serviço Público; Estrutura dos Sites e os Portais Transparência das Prefeituras; A Importância do Rádio e da Televisão – Mídia Training,  além de Publicidade e Mídia.

Leia Também:  Projeto aumenta a transparência da execução orçamentária de transferências especiais
Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Aprovado projeto que cria política de atenção psicossocial nas escolas; texto vai à Câmara
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA