ARTIGOS
“Dores no corpo no frio não são mito e podem ser evitadas”, alerta ortopedista
ARTIGOS
A chegada da frente fria na região Centro-Oeste também requer atenção para prevenir ou aliviar dores corporais. As mudanças no clima, como o ar seco e os ventos fortes, afetam significativamente a circulação sanguínea e as articulações, além dos movimentos da coluna, braços e pernas, como explica o médico ortopedista Fábio Mendonça, cirurgião de coluna vertebral do Hospital HBento.
As dores podem afetar tanto adultos quanto crianças. “É crucial entender a causa das dores, que não são um mito. As pessoas tendem a sentir mais desconforto durante o frio devido a um mecanismo de defesa do organismo. O corpo prioriza órgãos vitais como cérebro, fígado, rins, coração e pulmões”, explicou o médico.
Esta semana, em Mato Grosso, as temperaturas têm variado entre mínimas de 15ºC e máximas de 34ºC, de acordo com o Climatempo. Para se proteger, o corpo naturalmente se contrai.
“Com o frio, os vasos sanguíneos dos braços, pernas, nariz e lábios tendem a se contrair para conservar o calor corporal, o que pode resultar em falta de oxigênio e nutrientes na região central, levando a dores e até tremores”, alertou o especialista.
Outro ponto de preocupação são as articulações, onde o líquido sinovial pode engrossar com a queda de temperatura, causando rigidez e dor.
CUIDADOS
Para aliviar essas dores, medidas simples como usar luvas, botas e meias adequadas, além de evitar exposição ao frio e ao vento, são recomendadas. A prática regular de exercícios leves, como caminhadas, e hidroginástica em água aquecida também podem ser benéficas. Caso as dores persistam, é aconselhável procurar um médico especialista para tratamento e prevenção de complicações futuras.


ARTIGOS
Parabéns, jornalistas

O papel do jornalista na sociedade vai além de fornecer informações relevantes e de interesse social. Ele protagoniza histórias, promove mudança de vida e contribui significativamente para o desenvolvimento social, econômico e sustentável. Neste 7 de abril, celebramos o ‘Dia do Jornalista’, e eu quero ressaltar a importância deste profissional para o nosso estado, para o Brasil e para o mundo.
Hoje, a pauta é você, jornalista, que escreve, narra, conta, comenta, produz conteúdos de diversas formas, seja por meio da televisão, rádio, site, jornal, blogue, revista, boletim, folhetim. Seja como for, com a caneta ou com os equipamentos digitais, parabenizo você, que atua para somar e agregar valor aos pequenos negócios.
O Sebrae Mato Grosso reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido pela imprensa, que, com ousadia e perspicácia, amplifica as histórias de pequenos negócios e constrói as narrativas de desenvolvimento e progresso. Esses profissionais são essenciais para o empreendedorismo, pois dá visibilidade às histórias de sucesso do mundo empresarial.
Enalteço o profissional que realiza trabalho sensível, cuidadoso e preciso. Que conta para o mundo os sonhos e desafios dos empreendedores, tornando-os personagens de destaque das histórias. E assim, em cada reportagem, conteúdo e entrevista, nos quais o empreendedor é o protagonista, a comunidade se conecta com a força do pequeno negócio e reconhece o papel do empreendedorismo para o desenvolvimento social e econômico do país.
Para o Sebrae Mato Grosso, a imprensa é uma importante parceira para difundir as boas notícias junto à sociedade e esta instituição é fonte diária de muitas realizações positivas. Por meio do alcance e compromisso com a verdade, as informações sobre o universo dos pequenos negócios chegam a todos os cantos do estado. Como forma de reconhecimento, anualmente, promovemos o Prêmio Sebrae de Jornalismo, o PSJ, para valorizar o profissional que produz conteúdos que destacam o empreendedorismo.
Esta é a décima segunda edição do PSJ e considero como um momento de celebração junto com os profissionais de imprensa, quando premiamos as melhores histórias empreendedoras , contadas por meio de áudio, televisão, fotografia, texto e conteúdos produzidos por universitários.
Em 2024, Mato Grosso se destacou no PSJ como o estado com o maior número de inscrições da região Centro-Oeste, com 138 participantes, dos quais 34 deles foram selecionados para a final da etapa estadual. A nossa expectativa é que, neste ano, possamos superar os números do ano passado. As inscrições já estão abertas a partir deste mês de abril e seguem até 9 de junho.
O Sebrae Mato Grosso reforça o compromisso de reconhecer, apoiar e valorizar o trabalho dos jornalistas. Somos gratos pela valiosa parceria edificada sobre os pilares da ética, da transparência e da igualdade. Juntos, vamos mais longe. Juntos, vamos transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável no país. Parabéns para você jornalista que enxerga no empreendedorismo as melhores notícias.
Lélia Brun é Diretora superintendente do Sebrae/MT, mestre em Gestão e Tecnologia Industrial e especialista em Comportamento Humano
-
MATO GROSSO4 dias atrás
O pagode começa com um brinde: Itaipava é a cerveja oficial da Tardezinha 2025
-
MATO GROSSO4 dias atrás
32% dos empresários no Estado são jovens, revela pesquisa do Sebrae/MT
-
CUIABÁ4 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues visita o bairro Altos do Coxipó e reforça compromisso com a população
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Crianças em tratamento contra o câncer recebem ovos de Páscoa em ação da AACCMT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Conceel-EMT discute plano de investimentos da Energisa para 2025
-
MATO GROSSO4 dias atrás
De peixe a chocolate: saiba como harmonizar cervejas especiais com receitas tradicionais da Páscoa
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Genius Publicidade anuncia Thaiga como nova agenciada e fortalece presença no mercado
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Atualização da NR-1 torna obrigação promover a saúde mental no trabalho