Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Defesa Civil promove reunião e debate a implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção

Publicados

CUIABÁ


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, promoveu  a primeira reunião para tratar sobre a implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil do Município (NUPDEC). O encontro foi realizado na sede da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM) e contou com a presença de lideranças comunitárias. 

A instalação do NUPDEC é prioritária em áreas de risco geológico, sanitário, ambiental, físico, habitacional ou social, E tem por objetivo prevenir desastres e capacitar a comunidade local a dar pronta resposta aos acidentes. A reunião foi realizada no dia 24 de fevereiro. 

O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, destaca que a iniciativa também visa fortalecer a parceria com a comunidade com a participação da população nas atividades de proteção e Defesa Civil como voluntários. “Essa foi a primeira reunião para explicar como funciona o Núcleo Comunitário de Defesa Civil para tentar trazer os presidentes de bairros, para que criem dentro de suas comunidades um grupo de pessoas que venha a nos ajudar a proteger essa comunidade. Então, é uma maneira de nós termos os olhos da Defesa Civil dentro da comunidade para ver de perto o que está acontecendo para darmos o devido apoio”, explicou Zanetti.

Leia Também:  Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000, propõe título de Cidadão Cuiabano ao vereador Demilson Nogueira

Para o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM), José Maurício Pereira, a parceria com a Defesa Civil deve garantir apoio à sociedade em situações de risco.  “Quando recebemos o convite para reunir o movimento comunitário com a Defesa Civil, para nós significou algo muito importe porque houve um aumento no número de casos de enchentes, desmoronamentos, aparecimentos de animais peçonhentos, enfim, vários problemas que precisamos recorrer a alguém, e a Defesa Civil será uma grande ferramenta de apoio para a sociedade. Vamos transferir isso para 115 associações, levantar um número de voluntários, levar a qualificação e chegar ao objetivo de buscar proteção a sociedade”, pontuou.

A iniciativa também contará com o apoio da Secretaria Adjunta de Governo, de Relações Comunitárias (Sarc), conforme explica o secretário em exercício, Matheus Cabral. “Esse projeto vai ser bom, principalmente para os presidentes de bairro. A Sarc estará levando essas informações aos movimentos comunitários e essa parceria com a sociedade é de extrema importância”, disse o secretário.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Há 14 anos MT ocupa 1ª lugar no país de com maior índice de pessoas com hanseníase
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA