Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Gestão Emanuel Pinheiro já conta com 57 equipes de saúde bucal

Publicados

CUIABÁ

A gestão Emanuel Pinheiro vem ampliando o atendimento odontológico na capital. Desde 2017, primeiro ano de governo, foram implantadas 41 equipes e outras seis já estão em funcionamento apesar de não terem sido entregues oficialmente. Quando assumiu a Prefeitura de Cuiabá em 2017, a gestão encontrou 10 equipes na Secretaria Municipal de Saúde, e hoje o total chega a 57.  Cuiabá é hoje a cidade que mais tem Centros de Especialidade Odontológica (CEO) em Mato Grosso.

No CEO são disponibilizados serviços de endodontia (canal), bucomaxilo, periodontia, odontopediatria, clínico geral e atendimento a paciente especial.

“Cuiabá disponibiliza hoje sete CEOs. Então, nós estamos com nossa capacidade máxima de Centros de Especialidade Odontológica. Cada Centro de Especialidade Odontológica conta com 10 cadeiras de dentistas pela manhã, 10 cadeiras a tarde e muitos deles funcionam pelo terceiro turno (noite). Recebem a demanda que vem encaminhada da Atenção Básica dos PSFs das regiões dos respectivos CEOs e são porta aberta, para aquelas pessoas que não tem a unidade de saúde ou a odontologia no seu bairro. Então, procuram o Centro de Especialidade”, destacou a coordenadora da Saúde Bucal, Roseli Barranco.

A odontologia, como os demais setores da saúde, também passa por todos os níveis de Atenção. O primeiro deles está vinculado a Atenção Primária, embora a odontologia se dividem Atenção Secundária e Atenção Terciária. Na Primária é representada pelas equipes de saúde bucal sempre vinculada a uma equipe de saúde, na Secundária os CEOs e Upas e na Terciária os bucomaxilos nos hospitais (HMC, Pronto Socorro, São Benedito).

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Suelen Alliend, a gestão já está 51ª equipes. “Mas na verdade são 57 implantadas, ou seja, em funcionamento.  Então, são 57 cirurgiões dentistas,  57 técnicos de saúde bucal e 57 consultórios odontológicos equipados, completos, todos em funcionamento. Esse avanço representa uma conquista para a população e também para a área da odontologia na Atenção Básica. Pois as equipes trabalham a prevenção quanto à promoção vinculada às equipes de saúde da família. Como Cuiabá tem atualmente 109 equipes de saúde da família houve notoriamente uma ampliação nos atendimentos ofertados para a população”, explicou Suelen.

Leia Também:  Visando retomada de obra no Terminal do CPA 3, Semob trabalha em readequação viária para acomodar cerca de 30 mil passageiros diários da maior estação de ônibus de Cuiabá

Quando contava com 10 equipes de saúde bucal era impossível alcançar os indicadores do município de gestante por exemplo. “A odontologia também tem um indicador para alcançar e o nosso indicador de gestante era muito difícil de alcançar com 10 equipes, era muito desproporcional em relação as equipes de saúde da família.  Como hoje nós contamos com 57 equipes nos já representamos mais de 50% de proporção as equipes de saúde da família. Nesse último relatório trimestral, o índice e indicador da odontologia é similar, porque nós avançamos em dois anos mais de 16 equipes”, observou Roseli Barranco.

Mesmo em tempos difíceis, como da pandemia devido a exposição dos profissionais  e a suspensão dos atendimentos eletivos,  a área da odontologia manteve-se nas prioridades e planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Foi uma das profissões que mais sofreu com a pandemia. Enquanto a maioria das profissões poderia atender seus pacientes de boca aberta, nós tínhamos que atender de boca aberta com aerosóis, saliva poluindo, contaminando todo o espaço. Com a suspensão dos serviços eletivos nós ficamos sem fazer o tratamento reabilitador, porém nunca foram deixado de atender a dor do paciente, as urgências.  Os pacientes também sentiram, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ficaram sobrecarregadas, mas seguraram as pontas. Nesse período a gente buscou aqui dentro da Secretaria Municipal de Saúde, condições para abastecer as unidades, para correr atrás dos contratos, das empresas, adquirir os equipamentos, os insumos, foi feito todo um estudo, um planejamento para que logo após a pandemia, tanto a gente tivesse condições de voltar os atendimentos eletivos, normalizar gradativamente como também dar condições para essas equipes novas, que era um projeto do prefeito”, disse Barranco.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei durante sessão desta quinta-feira (8)

O projeto é chegar a 100% de cobertura. Ou seja, onde tiver uma equipe de saúde terá um cirurgião dentista. Para que a meta seja atingida, os estudos apontam que a odontologia deve ter espaço sempre que obras de ampliação de unidade de saúde, reforma ou construção de uma UBS forem executadas.

Porta de entrada

A porta de entrada para atendimento é a Unidade Básica de Saúde. Mesmo com o avanço das equipes de saúde bucal e a ampliação da cobertura da odontologia, tem bairros que ainda não dispõe dos serviços, daí o serviço ser ofertado para todo o cidadão onde ele procurar pelo atendimento. “O paciente tem o direito de ser atendido em qualquer unidade que ele comparecer.  É lógico que após a primeira consulta os profissionais vão redirecionar esse paciente, vão orientá-lo para que ele frequente a unidade do seu bairro, que ele mantenha ali um vínculo com sua equipe da saúde bucal, sua equipe da saúde da família, para que ele faça as consultas regularmente, para que ele passa a cada seis meses no cirurgião dentista. Porque além ter a atenção básica, que é o atendimento primário da odontologia, tem os centros de especialidades”, pontuou a coordenadora de saúde bucal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Visando retomada de obra no Terminal do CPA 3, Semob trabalha em readequação viária para acomodar cerca de 30 mil passageiros diários da maior estação de ônibus de Cuiabá
Continue lendo
BRASIL21 horas atrás

Itaipava inova criando Pack Responsável e distribui latas 0% álcool no Carnaval estimulando consumo responsável

MATO GROSSO1 dia atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

MATO GROSSO1 dia atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

MATO GROSSO1 dia atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

MATO GROSSO1 dia atrás

Chapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

MATO GROSSO1 dia atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor,...

MATO GROSSO1 dia atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) será beneficiada com as arrecadações do projeto Troco...

MATO GROSSO1 dia atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

O Ministério Público de Mato Grosso determinou o arquivamento da notícia de fato instaurada a partir de denúncia apresentada pela...

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA