Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

“Graças ao bom tratamento e rapidez, eu estou viva e sem sequelas”, diz dona de casa atendida pela rede S.O.S AVC

Publicados

CUIABÁ


Luiz Alves

Clique para ampliar

“Graças ao bom tratamento e rapidez, eu estou viva e sem sequelas”, esse é o depoimento da dona de casa Vilma da Paixão, 46 anos, que foi uma das primeiras pacientes a receber atendimento pela rede S.O.S AVC, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral – AVC, no dia 16 de novembro do ano de 2019. Ela mora no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

A dona de casa conta que, estava jantando quando, ao levantar, sentiu formigamento na mão e no pé e, então, o prato que ela segurava caiu. “Na seqüência, eu tive um ‘apagão’, foi tudo muito rápido. Meu esposo pediu ajuda para minha filha que mora próximo de nós. Ela me levou para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e posteriormente de lá fui encaminhada ao Hospital Municipal São Benedito – HMSB”, relata.

Segundo a dona de casa, o diagnóstico de que seria um Acidente Vascular Cerebral –AVC, e a agilidade no socorro e encaminhamento ao serviço especializado, para esse tipo de atendimento, foram fundamentais para a sua saúde.  “Fui muito bem atendida durante a minha hospitalização. Fiquei internada por dez dias na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, e depois eu recebi alta médica. Nesse período de internação só tenho lembranças boas por parte de toda a equipe, que prestou atendimento excelente. Eu considero que minha recuperação foi de 99,9%,” completa.

Leia Também:  Produtos com data de validade vencida são apreendidos e mercado é autuado pelo Procon

A coordenadora da rede S.O.S AVC, Andrea Bianchi, informa que a dona de casa, Vilma da Paixão, passou por procedimento de remédios trombolíticos diretamente na veia, que são medicamentos que tornam o sangue mais fino e ajudam a eliminar o coágulo que está causando o bloqueio no vaso. 

O Programa S.O.S AVC foi implantado no Hospital Municipal São Benedito – HMSB, pela gestão Emanuel Pinheiro, no ano de 2019. Desde o mês de março do ano de 2021, passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC, onde dispõe de equipamentos de última geração e equipe especializada em neurocirurgia para procedimentos de tomografia e hemodinâmica, além de uma equipe de intervencionistas.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, são poucas as capitais do país que têm atendimento AVC para rede pública na fase aguda. “A rede S.O.S AVC implantada na minha gestão, foi inspirada nos serviços de neurocirurgia intervencionista do Estado da Geórgia, em Atlanta. O cuidado da saúde da nossa gente, que tanto luta e labuta para viver dignamente, precisa de toda atenção necessária. Nossa capital oferece tratamento de última geração para casos de AVC, nossa população merece”, destaca o prefeito. 

Leia Também:  Emanuel garante fiscalização nas obras na região do Quilombo e pede compreensão da população

O gestor do Hospital Municipal de Cuiabá e Hospital Municipal São Benedito, Paulo Rós, ressalta que o AVC é uma das maiores causas de morte e de seqüelas neurológicas no mundo moderno. “A gestão Emanuel Pinheiro, tem como meta principal, por meio da rede S.O.S. AVC  oferecer atendimento integrado, com foco no paciente, priorizando diagnóstico imediato e a rapidez na intervenção”, pontua.  

Desde a criação da Rede S.O.S AVC até dezembro de 2021, foram 1.471 pessoas atendidas pelo programa, sendo 96  somente no ano de 2022, considerando os meses de janeiro a março deste ano. Dentre os benefícios de um tratamento adequado na fase precoce estão à redução da mortalidade, da incapacidade, da hospitalização e do custo previdência social, além de outros benefícios.   

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeito de Cuiabá altera horário de expediente dos órgãos municipais durante Copa do Mundo de Futebol Feminino
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA