CUIABÁ
Peixes mortos cobrem a lagoa no Parque das Águas, em Cuiabá; Dema investiga caso
CUIABÁ
Centenas de peixes apareceram mortos esta semana em vários pontos na lagoa, no Parque das Águas, em Cuiabá. A causa da mortandade não foi identificada. Ainda é aguardada a conclusão do laudo pericial e da apuração dos fatos. A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) foi ao local nesta terça-feira (9), e iniciou as investigações. Informou ainda que a equipe da perícia foi acionada para realizar a coleta de amostra da água e dos animais para análise.
Doutora em Recursos Hídricos e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, explica que teoricamente o esgoto do Centro Político não é para atingir a lagoa, pois é coletado, tem elevatória e a transposição vai para outra bacia.
“Porém pode ter acontecido algum problema. A bomba elevatória pode ter queimado, consequentemente, faz o esgoto cair e atingir a lagoa. Outra hipótese pode estar relacionada à queda de energia elétrica. Tem o poço para armazenar o esgoto que vai para outra bacia, mas se o esgoto enche, pode passar por um canal totalmente novo e atingir a lagoa. Existe também como causa pouco provável a inversão térmica, mas como não houve mudança brusca de temperatura, essa hipótese pode ser descartada.”
Segundo Lima, é importante verificar se houve problema de paralisação da bomba da estação elevatória, se houve extravasamento de poço, ou se tem outro efluente lançado, que ocasionou a falta de oxigênio para os peixes. “Quando o esgoto é lançado na água, o oxigênio no meio vai diminuindo e impede a sobrevivência dos peixes”.
Lima ressalta que lixo despejado na lagoa, principalmente restos de matéria orgânica, pode também ocasionar a falta de oxigenação. “O Parque das Águas é muito frequentado, e às vezes pode não se ter o controle de retirar todo o resíduo que as pessoas jogam. Alimentos, latas e garrafas, tudo isso influencia na qualidade da água”.
Volume de peixes mortos chamou a atenção dos frequentadores do parque. Rogério Queiroz revela que é a primeira vez que encontra tantos peixes boiando de uma só vez.
“Sempre aparece um ou outro, mas com essa quantidade não”. Segundo Queiroz, em vários trechos próximos à lagoa é perceptível o odor forte da água. “Aqui tinha problema de despejo de esgoto, talvez o problema voltou”.


CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.