Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Secretaria de Turismo e comerciantes definem preparativos da 4ª edição do Festival da Pamonha

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, juntamente com os comerciantes da comunidade Rios dos Peixes, localizada no quilômetro 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), realizará entre os dias 20 a 23 de abril a 4º edição do Festival da Pamonha. O evento criado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, faz parte da extensa programação de aniversário de Cuiabá, que completará 304.

Também estão envolvidas na organização do evento as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer; Mobilidade Urbana; Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e  Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. 

Na primeira reunião, realizada nesta segunda-feira (27), foi definido  assuntos ligados ao horário do evento que ocorrerá em todas as datas de 8h às 20h. A decoração do ambiente,  disposição das barracas, o estacionamento,  produtos a serem comercializados, segurança dos comerciantes e visitantes.  Conforme a Secretária de Turismo da Capital, alguns pontos que precisam ser corridos foram debatidos com a comunidade. “É um evento da gestão Emanuel Pinheiro, que envolve a parceria de todas as secretarias, e nesta reunião, decidimos a comissão, as datas do evento e horários. Também debatemos pontos a serem corrigidos para que o festival tenha mais sucesso ainda. Sabemos da procedência dos produtos vendidos aqui e pedimos para que a comunidade se atente para manter a qualidade que todos conhecem. No festival passado, foi vendido 25 toneladas de derivados do milho e neste próximo evento será mais de 33 toneladas”, conta a secretária. 

Leia Também:  Encontro ocorre nesta quarta e quinta-feira (29 e 30.11), em Cuiabá, para discussão da Saúde Única no Estado A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza na próxima quarta-feira e quinta-feira (29 e 30.11), das 07h30 às 18h, no auditório Aracuã do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o primeiro Simpósio de Saúde Única. Encontro visa o fortalecimento, por meio da integração intersetorial e interinstitucional, entre as áreas que atendem a saúde humana, meio ambiente e a saúde animal. A expectativa é de que participem do evento cerca de 200 profissionais, entre médicos veterinários, biólogos, técnicos do meio ambiente, agentes de Combate às Endemias e agentes Comunitário de Saúde, equipes da Defesa Civil e dos Escritórios Regionais de Saúde, policiais florestais, bombeiros, turismólogos, empresários, alunos e demais pessoas interessadas na temática. Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a proposta é envolver os técnicos das diversas instituições para o uso consciente do conceito de saúde única. “Vamos trabalhar dividindo informações, implementando programas, desenvolvendo ações de maneira conjunta para a conservação da tríade, que é a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental”, explica a gestora. Para a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene da Costa Barros, a integração entre as temáticas pode contribuir para a eficácia das ações em Saúde pública, com redução dos riscos para a saúde global. “O conceito de Saúde Única servirá para definir as políticas, legislações, pesquisas e implementação de programas em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para diminuição de risco e manutenção da Saúde”, pontua Marlene. Entre os temas que serão discutidos ao longo dos dois dias de simpósio estão: o conceito da Saúde Única; doenças transmitidas por carrapatos em Mato Grosso; vigilância participativa de emergência de zoonoses com a apresentação da experiência dos sistemas no pantanal e no Brasil; os atendimentos a animais silvestres realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Inter relação da Vigilância em Saúde Ambiental e vigilância de zoonoses. 

Além da pamonha haverá outras iguarias que serão vendidas: curau, doce, espetos, comidas típicas, artesanatos, caldos, espetos, doces e outros: O comerciante, Valdivino de Oliveira, da “Pamonharia do Divino”, conta lembra que  a primeira edição começou com 8 toneladas, na segunda foram 15 toneladas e na ´[ultima foram 27 toneladas. “Estamos esperando vender 35 toneladas desta vez e com o apoio da imprensa, da Prefeitura de Cuiabá, vamos chegar a esse número, estamos nos reunindo para que todos conseguiram atender a demanda e vender os seus produtos, temos aqui a costela assada, peixe ao molho. pastel e outras iguarias. No último festival veio gente de varias regiões e até estrangeiros passaram por aqui. Tem sido sucesso mesmo”, agradeceu o senhor Divino a gestão Emanuel, Pinheiro.

A última edição, além de fomentar o turismo, o  Festival da Pamonha possibilitou  uma injeção de ânimo no comércio que gerou 300 empregos diretos nas quase 60 pontos de comercialização de produtos derivados da pamonha, conforme os comerciantes, a região passou a receber mais visitantes após a realização do ultimo festival. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Semob informa que o período educativo de fiscalização eletrônica na Avenida Miguel Sutil foi encerrado
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA