Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Sucateamento do São Benedito e mortes foram tragédias anunciadas pela Comissão, diz vereador

Publicados

CUIABÁ

15/02/2024
Sucateamento do São Benedito e mortes foram tragédias anunciadas pela Comissão, diz vereador
O&nbsp vereador&nbsp e membro da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Cuiabá, Sargento Vidal (MDB) enfatizou que o sucateamento e o aumento do número de mortes ocorridas no Hospital Municipal São Benedito anunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), já era uma tragédia anunciada, uma vez que a Comissão, representadas além dele, pelo presidente da Comissão, Wilson Kero Kero (PMB) e o também membro, Ricardo Saad (PSDB) foram ao local fiscalizar o trabalho realizado na unidade de saúde pelo Gabinete de Intervenção.
Vidal lembrou que durante o período de intervenção na saúde municipal, que perdurou de março a dezembro de 2023, diversas denúncias chegaram até o seu gabinete e também na Câmara Municipal, citando o descaso da Intervenção com a saúde pública.
As mortes no Hospital São Benedito de acordo com um relatório apresentado pelo prefeito, tiveram um aumento de 86%. Conforme o levantamento, a unidade hospitalar registrou 202 óbitos entre 15 de março e 31 de dezembro, sendo que no mesmo período de 2022, foram 105.
Na tribuna, Vidal denunciou que o hospital que chegou a ser referência nos atendimentos de neurologia e ortopedia de média e alta complexidade estava sofrendo um “desmonte” por parte do Gabinete de Intervenção que foi nomeado pelo governador Mauro Mendes (União) e ainda, que objetivo do gestor com a Intervenção era resolver a demanda reprimida do Estado, sufocando as de Cuiabá.
“A Intervenção desmontou o São Benedito – que foi criado pelo próprio Mauro Mendes, com olhos nas contratualizações junto ao Ministério da Saúde unidade já que estão construindo o hospital estadual em Cuiabá. Foi por isso que deixou de realizar os atendimentos de referência dentre eles cirurgias inéditas, como de mal de Parkinson’s e as de neuro e&nbsp ortopedia de média e alta complexidade”, disse.&nbsp
A Comissão também chegou a denunciar que o Programa SOS AVC – implantado pela gestão Pinheiro como porta aberta e imediata de atendimento aos acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral- AVC também não estava mais sendo realizado no São Benedito. Além disso, avisaram que o desmonte seguiu para a Central de Regulação.&nbsp
Vidal enquanto membro da comissão de saúde cobrou providências por parte dos órgãos competentes.
“Fomos in loco acompanhar a veracidade das denúncias e todas foram constatadas e inseridas em ofícios onde pedíamos providências. Então os números que o prefeito Emanuel Pinheiro apresentou, não foi surpresa para nós que acompanhamos o sucateamento e desserviço do Gabinete Interventor.&nbsp
Além disso, eles transformam a Central de Regulação em estadualizada para resolver o problema crônico do governo nos municípios e sacrificar as demandas de Cuiabá. Ou seja, as mortes foram ‘prenunciadas’ e caso não haja apoio dos órgãos de controle, o desserviço da Intervenção poderá incorrer em mais mortes”, ressaltou o vereador.
Por fim, Vidal indaga de quem será a responsabilidade das vidas perdidas por falta de atendimento adequado e pelo péssimo serviço feito pela intervenção.
“Agora eles devolveram a saúde ao município, e diversas irregularidades estão vindo à tona, e aí eu pergunto, quem vai se responsabilizar pela ingerência? O governo? A interventora? A SES? Providências precisam ser tomadas, e enquanto vereadores iremos cobrar uma atitude, seja do Ministério Público, TCE ou da polícia”, completou Vidal.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria de Agricultura firma parceria para destinação correta dos resíduos sólidos gerados no Mercado do Porto
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Salários dos servidores da Prefeitura de Cuiabá serão creditados nesta terça-feira (28) cumprindo compromisso da gestão
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA