Search
Close this search box.
CUIABÁ

ESPORTES

Com Santos na berlinda, Paulistão define mata-mata e último rebaixado

Publicados

ESPORTES


Dez dos 16 participantes do Campeonato Paulista chegam à última rodada da primeira fase tendo que definir os respectivos futuros. Os seis jogos de sábado (19), todos iniciando às 16h (horário de Brasília), decidem as três últimas vagas às quartas de final e o time que será rebaixado à Série A2 (segunda divisão) do Estadual, ao lado do Novorizontino.

O Santos é quem vive a situação mais peculiar. Terceiro do Grupo D, com 11 pontos, o Peixe tem um ponto a menos que o Santo André, vice-líder da chave – os dois primeiros se classificam. Ao mesmo tempo, o clube do litoral divide com a Ferroviária (do Grupo B), que também soma 11 pontos, a antepenúltima posição geral do Paulista, com três pontos de vantagem para a Ponte Preta. Neste momento, a Macaca seria a segunda equipe rebaixada.

Ouça na Rádio Nacional

Para se classificar, o Alvinegro Praiano tem de vencer o Água Santa na Vila Belmiro, em Santos (SP), e torcer para que o Ramalhão não derrote a Inter de Limeira no estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP). Em caso de empate, o Peixe se classifica apenas se os andreenses perderem e se levar a melhor no saldo de gols. Olhando para a parte de baixo da tabela, os santistas escapam da queda à Série A2 se fizerem ao menos um ponto no jogo deste sábado (19).

Caso perca, o Santos não terá mais chances de classificação às quartas e dependerá de outros resultados para não ser rebaixado. O principal deles é a Ponte Preta não vencer o Ituano no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Se ganhar, a Macaca iguala o Peixe em número de pontos, mas passa à frente no primeiro critério de desempate (vitórias).

Leia Também:  Santos avança na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Outo jogo importante para o Alvinegro Praiano envolve Ferroviária e Mirassol, que jogam na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Se perder do Água Santa, o time do litoral pode ter de torcer por uma derrota da Ferrinha. Neste cenário, santistas e grenás terminariam empatados em pontos (11) e vitórias (duas), com a decisão de quem ficará à frente pautada por outros critérios, como saldo de gols, gols marcados e até cartões amarelos e vermelhos.

De olho nas quartas

Os duelos que decidem o futuro de Santos, Ponte e Ferroviária também são fundamentais para os adversários, que buscam lugar nas quartas de final. O Água Santa é o quarto do Grupo A, com 11 pontos, três a menos que a Inter, vice-líder da chave. A equipe de Diadema (SP) precisa superar o Peixe na Vila e torcer por derrotas do time de Limeira (SP) para o Santo André e do Guarani (terceiro com 13 pontos) para o São Bernardo, já classificado à próxima fase como segundo colocado do Grupo B. A partida será no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP).

Rivais de Ponte e Ferroviária, Ituano e Mirassol brigam pelo segundo lugar do Grupo B. O Galo Rubro-Negro ocupa o posto no momento, com 18 pontos, um a mais que o Leão, quarto colocado. Entre eles, está o Botafogo-SP, com os mesmos 18 pontos da equipe de Itu (SP), mas atrás pelo saldo de gols. O Pantera terá pela frente o São Paulo, no Morumbi, na capital paulista.

Leia Também:  “Pojeto” Dourado? Vanderlei Luxemburgo está em Cuiabá

Cumprindo tabela

O domingo (20) está reservado às únicas partidas que não terão impacto na tabela da primeira fase. No estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), às 16h, Red Bull Bragantino e Palmeiras fazem o duelo entre os líderes dos grupos D e C, respectivamente. O Verdão, aliás, já tem assegurada a melhor campanha geral, com 29 pontos, que dá a vantagem de decidir os confrontos do mata-mata em casa – lembrando que as quartas de final e as semifinais terão jogo único. O Massa Bruta tem 19 pontos.

No outro jogo, o Corinthians, primeiro do Grupo A, com 20 pontos, enfrenta o lanterna Novorizontino no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). A equipe do interior fez apenas três pontos até o momento e busca, ao menos, finalizar a competição com uma vitória.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Chicago Fire Entra na Disputa pelo Passe de Neymar, Concorrendo com o Inter Miami

Publicados

em

A possibilidade de Neymar jogar nos Estados Unidos ganha força, com clubes da Major League Soccer (MLS) intensificando os contatos para contar com o craque. De acordo com o jornal francês L’Equipe, o Chicago Fire entrou na disputa com o Inter Miami para contratar Neymar, que tem contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até o final da temporada 2024.

Ambos os clubes já teriam iniciado conversas com a equipe de Neymar para tentar concretizar o negócio para a próxima temporada. Em janeiro, o brasileiro revelou o desejo de reencontrar seus amigos Messi e Suárez, com quem jogou no Barcelona, e comentou sobre a possibilidade de reviver o trio no Inter Miami.

“Jogar novamente com Messi e Suárez seria incrível. Eles são meus amigos. Ainda nos falamos. Seria interessante reviver esse trio”, afirmou Neymar.

Em dezembro, Jorge Más, dono do Inter Miami, falou sobre o interesse no jogador, embora tenha destacado que é cedo para tratar de nomes específicos. David Beckham, também proprietário do clube, compartilhou do mesmo sonho.

Leia Também:  Santos avança na Copa São Paulo de Futebol Júnior

“Neymar é jogador do Al-Hilal. Não sei o que ele pretende, mas se quiser vir para os EUA e para o Inter Miami, quem não quer um jogador dessa categoria? Nosso objetivo é reforçar o elenco, mas temos limitações da liga e precisamos ter cuidado com isso”, declarou Más.

Neymar, que assinou contrato com o Al-Hilal em outubro de 2023 até junho de 2025, tem enfrentado uma série de lesões desde sua chegada ao clube árabe, incluindo uma ruptura do ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo, que o afastou por mais de 12 meses. Após retornar aos gramados em outubro, o atacante sofreu uma nova lesão, desta vez na coxa direita, que o impediu de jogar em 2024.

Embora tenha sido cogitada uma possível rescisão de contrato com o Al-Hilal, Neymar segue treinando e é uma das estrelas esperadas para o Super Mundial de Clubes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA