Search
Close this search box.
CUIABÁ

ESPORTES

Seleções de futsal e handebol disputam etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses

Publicados

ESPORTES

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu um passo significativo em direção ao fortalecimento das ações em prol dos direitos infantojuvenis ao estabelecer uma parceria estratégica de cooperação científica, tecnológica e de inovação com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Faculdade de Economia e Instituto de Computação.

O principal objetivo dessa colaboração é impulsionar os mecanismos de captação de recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança. “A união entre o CMDCA e a UFMT busca explorar novas abordagens, tecnologias e práticas de gestão financeira, alinhadas aos princípios da responsabilidade social e transparência”, disse a presidente do CMDCA, Cristiane Almeida.

Os recursos resultantes dessas iniciativas serão direcionados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e ficarão sob a gestão da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em um orçamento próprio. “Essa parceria vai além do fortalecimento da captação de recursos pois, promove o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre a academia e a gestão pública, o que vem a fortalecer os projetos e ações executados pelo município”, ressaltou a secretária.

Leia Também:  Proposta de texto da Reforma Tributária vai gerar aumento nos preços da cesta básica e da carne

A presidente define a parceria como um marco na busca por soluções sustentáveis para o financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança, utilizando a experiência acadêmica como forma inovadora de desenvolver estratégias eficazes de captação de recursos. “Além disso, aperfeiçoa o processo de trabalho do Conselho, ampliando a arrecadação via doações de pessoas físicas e jurídicas”, salientou.

As doações ao FMDCA estão legalmente previstas na Lei n.º 8.069/90 (ECA) e nos artigos 98 e 99 do Decreto n.º 9.580/2018 (Regulamento do Imposto de Renda), sendo totalmente restituídas após a declaração de ajuste, limitado à 6% do imposto devido se a doação for realizada no ano calendário ou 3% se for doada na declaração de ajuste.

“Quanto as destinações por empresas, a legislação prevê que as pessoas jurídicas submetidas ao regime tributário do Lucro Real podem destinar 1% do seu Imposto de Renda devido ao FMDCA. O montante transferido ao fundo será deduzido do imposto a recolher para ao Tesouro da União”, explicou o contador público da Secretaria Municipal de Fazenda, Douglian Neves da Silva.

Leia Também:  Stopa classifica Lúdio como 'radical' e cobra definição de candidatura no grupo pró-Lula

A equipe de extensionistas da UFMT está desenvolvendo um plano de ação para auxiliar os contribuintes no preenchimento da declaração de ajuste anual de imposto de renda, serviço que será gratuito e disponibilizado a partir de março de 2024.

O projeto de extensão em cooperação com o CMDCA tem três objetivos fundamentais: ampliar os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio de campanhas publicitárias e esclarecimento, sugerir ações de aperfeiçoamento da gestão do CMDCA e capacitar organizações civis na elaboração, execução, controle e prestação de contas de projetos sociais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Com gols de garotos da base, Flamengo vira o jogo e vence o Cuiabá na Arena Pantanal

Publicados

em

Por

Estreante Guilherme e Matheus Gonçalves fazem os gols da vitória por 2 a 1 pela 34ª rodada do Brasileirão.

Resumão

Dois garotos das categorias de base ajudaram o Flamengo a sair de campo com a vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, nesta quarta-feira, na Arena Pantanal, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Derik abriu o placar para o Cuiabá, mas Guilherme e Matheus Gonçalves garantiram a virada para o Flamengo.

  • Como fica?

    Com o resultado, o Cuiabá segue na penúltima colocação, com 29 pontos, oito pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento do Brasileiro (Fluminense, que tem um jogo a menos). Campeão da Copa do Brasil e já classificado para Libertadores de 2025, o Flamengo chegou a 62 pontos e garantiu mais uma rodada entre os quatro primeiros colocados da competição.

  • Agenda

    O Cuiabá volta a campo sábado para enfrentar o Juventude, em Caxias do Sul, em um confronto direto na luta para fugir do rebaixamento. Na terça-feira, o Flamengo enfrenta o Fortaleza, terceiro colocado no Brasileiro, no Castelão.

    • Domínio completo

      O primeiro tempo foi todo do Flamengo. O time desfilou pela área do Cuiabá e só não conseguiu abrir o placar por imprecisão e preciosismo de seus atacantes, principalmente de Michael, além de uma boa exibição do goleiro Walter, que fez boas defesas em finalizações de Wesley. O único lance de perigo do Cuiabá aconteceu com Derik, que conseguiu se livrar de Léo Pereira, mas finalizou fraco, nas mãos de Rossi.

    • Mudança de panorama

      Em um início de segundo tempo bem menos intenso, quem aproveitou foi o Cuiabá. Clayson deu ótimo passe para Derik, que ganhou de Fabricio Bruno na velocidade e finalizou de perna esquerda para abrir o placar, aos 13 minutos. No entanto, a reação do Flamengo aconteceu rapidamente. Revelado nas categorias de base do clube, o estreante Guilherme aproveitou boa jogada de Bruno Henrique pela direita e contou com a colaboração de Walter para empatar.

    • Susto e virada

      O Cuiabá chegou a comemorar o segundo gol. Empereur lançou Pitta, que deixou Léo Pereira sentado e finalizou com categoria, aos 23 minutos do segundo tempo. No entanto, o atacante foi flagrado em impedimento. O jogo seguiu, e o Flamengo aumentou a pressão. Até que, aos 47 minutos, Marllon bobeou, Michael fez a jogada pela esquerda e cruzou para Matheus Gonçalves, outra revelação da base do Flamengo, fazer o segundo gol e decretar a vitória na Arena Pantanal.

       

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Professores Vera Maquêa e Alexandre Porto são eleitos para reitoria da Unemat
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA