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Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também atua com grupos de idosos
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As atividades são oferecidas tanto pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) – que são instituições públicas – bem como entidades socioassistenciais parceiras.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos não atua só com grupos de crianças e adolescentes, mas também no desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares, convívio social e o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade dos idosos.
Em Várzea Grande, vários polos trabalham com esses grupos em especial e, durante os encontros são realizadas dinâmicas e atividades na prevenção de situações de risco, de autonomia, informações necessárias quanto aos direitos adquiridos e interação entre os idosos.
De acordo com a coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, dentre os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os idosos estão: assegurar espaço para encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência comunitária; contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; detectar suas necessidades e motivações; desenvolver potencialidades e capacidades para projetos de vida, além de propiciar vivências que valorizem as suas experiências e que estimulem e potencialize a capacidade de escolher e decidir.
“Assim como é feito com o grupo que atua com as crianças e adolescentes, as orientadoras sociais desenvolvem temáticas propostas no cronograma de planejamento, e que serão executadas no decorrer do ano, assim sendo cada polo tem a responsabilidade de trabalhar os temas pautados, seja com atividades físicas, de estímulo ao raciocínio, de oficinas artísticas e culturais, artesanato e rodas de conversas, que constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social”, destacou Bernadete Miranda.
A coordenadora disse ainda que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os grupos da terceira idade é ofertado tanto pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) – que são instituições públicas, -bem como entidades socioassistenciais parceiras.
PARQUE MÃE BONIFÁCIA: Nesta quarta-feira (11) grupos de idosos dos polo Asa Bela e Jardim Marajoara foram visitar o Parque Mãe Bonifácia, alguns dos integrantes não conheciam o local e, manifestaram o desejo de fazer o passeio ao espaço público e terem um dia de interatividade, não somente com os grupos do Serviço de Convivência, mas também com outros grupos da Capital que frequentam diariamente a área de lazer.
O passeio foi promovido pela orientadora social, Lindalva Marques de Arruda e da Técnica de Referência Social, Silvamirtes Reis, com apoio da técnica do administrativo, Graziella Monte.
A orientadora social, Lindalva Marques explica que geralmente trabalha com dinâmicas de danças e entretenimento, por entender que é uma interação social, que exercita a memória, recupera a autoestima e promove o bem estar físico e mental. “Mas o passeio com os idosos ao parque também é uma oportunidade de promover a socialização, de vivenciar bons momentos e curtir a vida. Daí propomos essa visita guiada, e eles aguardaram ansiosamente por este dia”, comentou.
A participante do Serviço de Convivência, Dulcinéia Cruz da Silva disse que participar do programa social lhe devolveu a autoestima, que há muito tempo estava perdida. “A partir do momento que eu comecei a participar do grupo, resgatei a minha autoestima e a vontade de viver. Antes me sentia só, mas hoje me sinto bem. Esse passeio no parque é também uma forma de cuidar da saúde física e mental”.
Dona Maria Helena Nascimento, participa do Serviço de Convivência desde o ano passado e disse que o projeto social, foi uma benção em sua vida. “Estou viúva há quatro anos e a convivência com esse grupo me resgatou de casa, onde a gente deixa toda a tristeza e preocupação familiar. Eu aconselho que os idosos que procurem os CRAS e que possam buscar esse convívio social que tanto nos faz bem”.
Rufina Alves da Silva, 84 anos, disse que se sente muito acolhida no serviço de convivência, e gosta das brincadeiras e atividades realizadas no local, mas a visita ao parque será inesquecível. “Eu nunca visitei este local e estou encantada com a área de lazer, e estou muito feliz em poder, nesta idade da vida, fazer esse passeio e conhecer esse espaço público. Se não fosse o serviço de convivência não teria oportunidade de conhecer o local”.
Já para o senhor José a visita ao Parque Mãe Bonifácia, mas que um passeio foi uma terapia. “Quero agradecer a todos por essa oportunidade”, comemorou.
A secretaria de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que as orientadoras sociais devem estar atentas a todos os eixos temáticos, mas que a equipe precisa também perceber às necessidades sugeridas no grupo e desenvolver a criatividade para a oferta de atividades atrativas e prazerosas, como foi o passeio no parque. “A convivência social e comunitária são importantíssimas para os nossos idosos. São nesses encontros que eles conversam falam sobre sonhos e expectativas. São passeios como esse que traz felicidade, e aqui em Várzea Grande a gente valoriza muito ações que podem trazer desenvolvimento social, trabalhar a autoestima e também a felicidade”.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
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TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.
Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.
Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de
Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.
Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.
Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.
O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.
“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.
Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo
o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.
Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.
A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.
SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.