GERAL
Várzea Grande marca história com inauguração de mais uma Estação de Tratamento de Água
GERAL
É um marco histórico para Várzea Grande. A cidade deu mais um passo crucial em direção à solução do histórico problema da intermitência no abastecimento de água. Em uma parceria estratégica entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal, foi inaugurada sábado, 24 de fevereiro, a Estação de Tratamento de Água Barra do Pari/Chapéu do Sol.
Essa nova estação tem a capacidade de captar, tratar e distribuir impressionantes 250 litros por segundo, totalizando 21,6 milhões de litros de água por dia. Isso representa um avanço significativo na oferta de água para os bairros, loteamentos, residenciais e condomínios das regiões norte e oeste da cidade, consolidando um compromisso essencial para a qualidade de vida da população.
A ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol, somada à ETA Grande Cristo Rei, inaugurada no final de 2021, eleva em mais de 60% a capacidade total de captação, tratamento e distribuição de água para Várzea Grande, em comparação com os números de 2020. O investimento total na nova estação é de R$ 38,8 milhões, com R$ 26 milhões provenientes do Governo Estadual e R$ 12 milhões da Prefeitura.
O Prefeito Kalil Baracat expressou sua satisfação durante o discurso de inauguração, agradecendo a todos os representantes presentes e destacando a importância do investimento no saneamento básico. Ele afirmou: “Estamos vivenciando um capítulo transformador na história de Várzea Grande. A inauguração da ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol, somada à ETA Grande Cristo Rei, representa um compromisso efetivo com a qualidade de vida de nossa população. O projeto iniciado na gestão da ex-prefeita Lucimar Campos ganha robustez, e hoje celebramos não apenas a entrega de infraestruturas cruciais, mas também a certeza de que estamos no caminho certo para superar desafios históricos. A nossa meta é clara: resolver até 95% do problema de abastecimento de água na cidade até maio deste ano. Esta é uma vitória coletiva, fruto da união de esforços entre governos estadual e municipal, órgãos de controle e, claro, a comunidade. Agradeço a todos que acreditam no nosso compromisso com o saneamento básico e reitero o comprometimento de nossa gestão em transformar Várzea Grande em um exemplo de eficiência e qualidade de vida para todos os cidadãos”.
Kalil aproveitou para enfatizar que a ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol está quase totalmente quitada. “Existe apenas alguns ajustes finais. Já repassamos para o Consórcio composto pela Fronter e a Gratt R$ 38,8 milhões em uma clara demonstração de que tratamos as coisas aqui em Várzea Grande com transparência e eficiência e que o governador Mauro Mendes pode ter a certeza de que a nossa parceira só caminha em direção ao povo e seus anseios”, asseverou.
O prefeito sinalizou que as obras das três ETAs que ele inaugurará vão tornar a cidade autônoma em relação a produção de água, mas faltaram ainda as obras de novas redes de distribuição, novos reservatórios e constantes investimentos para que o crescimento da cidade seja sempre atendido.
“Em 2023, Várzea Grande comercializou 5.578 novas residências ou seja, novos imóveis estão sendo construídos e com isto mais pessoas chegam em nossa cidade, novos negócios, empresas e comércio, portanto, a cidade cresce é dinâmica e o Poder Público precisa acompanhar este crescimento e isto exige investimentos”, frisou Kalil Baracat.
O Governador Mauro Mendes ressaltou a significativa contribuição da ETA para a resolução do problema histórico da falta de água na cidade. “Serão mais de 70 bairros atendidos diretamente. É um passo quase que definitivo para resolver de vez esse histórico problema aqui da cidade. A inauguração marca um importante capítulo na história de Várzea Grande, representando um avanço significativo na qualidade de vida e no acesso a um serviço essencial para toda a população. A união de esforços entre as esferas governamentais e a participação ativa da comunidade são elementos fundamentais para o sucesso desse empreendimento e para o futuro próspero da cidade”, disse Mauro Mendes.
O governador lembrou que sua gestão tem diversos investimentos em Várzea Grande assim como em todos os 141 municípios de Mato Grosso e frisou que é fundamental tem parcerias como a formalizada com o prefeito Kalil Baracat, pois tem a certeza de que os resultados vão acontecer e beneficiar a população.
“Vamos continuar investindo em Várzea Grande e em todas as cidades de Mato Grosso pois acreditamos que os recursos públicos devem servir para atender ao conjunto da população”, disse Mauro Mendes.
O Senador Jayme Campos enfatizou a importância estratégica da nova Estação de Tratamento de Água Barra do Pari/Chapéu do Sol ao declarar: “Esta é uma estação que não apenas permite a captação, tratamento e distribuição de 250 litros de água por segundo, mas representa um marco fundamental na resolução significativa do abastecimento na cidade. Ao somar os esforços dessa obra com a já operante estação do Grande Cristo Rei, e uma terceira em desenvolvimento na região do 24 de Dezembro, estaremos efetivamente mais do que dobrando a capacidade de distribuição existente. O impacto já é tangível, com uma melhoria substancial na intermitência do fornecimento de água para as residências, reduzindo a frequência de dias sem abastecimento para uma realidade mais aceitável, aproximando-se da meta de proporcionar água de forma diária ou, no máximo, a cada dois dias”.
Jayme Campos assinalou que vai se empenhar em dobro para que as obras do Novo PAC saiam do papel, pois elas vão solucionar por completo a questão da água em Várzea Grande.
“Os projetos estão aprovados pela área técnica e dependem de articulações e defesa para saírem do papel então vamos trabalhar e fazer acontecer, pois serão mais reservatórios, mais rede de distribuição, mais obras e ações que mudem o atual status de Várzea Grande e transformem a cidade tanto na questão de água, como também de esgoto”, explicou Jayme Campos
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, um dos autores que levou a proposta da construção da ETA ao governador Mauro Mendes, ressaltou a importância do investimento em infraestrutura para a cidade.
Para ele investimentos em Cuiabá e em Várzea Grande tem dupla ação, pois se trata da maior região metropolitana de Mato Grosso. “Quando se investe em Cuiabá ou em Várzea Grande se amplia em muito a capacidade de atender a demanda da população, pois como são os dois maiores centros populares e o destino de grande parte das pessoas do interior, qualquer investimento tem uma maior amplitude”, assinalou Eduardo Botelho.
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Sergio Ricardo, ressaltou o papel da instituição a qual preside. “O Tribunal de Contas tem a nobre função de fiscalizar e acompanhar, mas transcende esse papel ao também incentivar e aplaudir quando os gestores se destacam na resolução das questões primordiais para a população. A demanda histórica da população de Várzea Grande por água é atendida de maneira excepcional com essa obra, uma vez que nenhum prefeito anterior alcançou o feito notável do atual, que ampliou infinitamente o volume de distribuição de água para os moradores. Contudo, lançamos o desafio ao Prefeito Kalil para que almeje a universalização da água, alcançando não apenas 80% ou 90%, mas visando incansavelmente os 100% de cobertura”.
A Vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides, moradora de Várzea Grande, expressou a importância do Tribunal de Justiça e afirmou que água é vida e um direito de todos. “O Tribunal de Justiça não poderia se ausentar deste momento, pois reconhecemos que a Estação da Barra do Pari, aliada à ETA do Cristo Rei, representa um aumento significativo de 60% na oferta de água tratada para o município. Água é vida, é preservação dos direitos fundamentais à vida, e, portanto, a presença do Tribunal de Justiça é essencial para parabenizar o prefeito Kalil Baracat e o governador Mauro Mendes por este investimento tão crucial e impactante para a comunidade”.
Ex-prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, recordou o pioneirismo do projeto que visava aprimorar e solucionar os desafios no abastecimento de água na cidade durante sua gestão. Ela destacou: “É gratificante ver a continuidade e expansão do compromisso assumido na minha administração com a construção da ETA Grande Cristo Rei, inaugurada no final de 2021. Agora, com a adição da ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol, testemunhamos um avanço expressivo, elevando em mais de 60% a capacidade de captação, tratamento e distribuição de água para toda Várzea Grande, em comparação com os números de 2020. Parabenizo o gestor municipal pelo excelente trabalho em prol da comunidade, evidenciando a continuidade de um compromisso que começou sob minha administração”.
Lucimar Campos assinalou que na sua gestão entre 2015 e 2020 conseguiu resgatar quase meio bilhão de reais em recursos do PAC que se tivessem sido liberados poderiam ter transformado os serviços de água e esgoto de Várzea Grande.
“Foi feito um trabalho exitoso por nossa equipe técnica que conseguiu resgatar quase meio bilhão de reais em investimento do PAC do Governo Federal, mas que acabaram não saindo do papel por causa das sucessivas trocas no Governo Federal”, disse Lucimar Campos sinalizando que o prefeito Kalil Baracat e o senador Jayme Campos, além de outros senadores e deputados federais tem a possibilidade de recuperar os recursos do PAC e transformar os mesmos em realidade.
A Senadora Margareth Buzetti ressaltou a importância da água para a dignidade e saúde pública, enquanto o Deputado Estadual Júlio Campos trouxe à tona sua experiência de 50 anos atrás, quando inaugurou a primeira estação de tratamento de água na cidade.
“Sempre trabalhamos por Várzea Grande e por Mato Grosso, pois acreditamos na força dos mato-grossenses e na pujança de nossa terra, por isto sempre estamos prontos para superar as adversidades e transformar Várzea Grande, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Alta Floresta, Sinop, enfim todas cidade, nosso Estados e nosso Brasil”, disse Júlio Campos.
O Deputado Federal Coronel Assis elogiou a conclusão da obra grandiosa e estruturante para a cidade e o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Paulo Tolares, destacou a importância da obra para o município e como ela mudará a vida de muitas famílias.
Evento prestigiado por todas as esferas de Poder e Órgãos de Controle – Além das figuras políticas mencionadas, o evento de inauguração foi prestigiado presidentes de bairro e população.
Diversos presidentes de bairros também expressaram gratidão e otimismo em relação ao impacto positivo da nova estação em suas comunidades. Davi da Silva Lima, presidente dos bairros Nova Ypê e Nova Esperança, relatou a melhoria já percebida na intermitência do abastecimento. Elizângela Teles, presidente do bairro Parque Del Rey, e Francisco Assis, presidente do bairro Terra Nova, compartilharam suas expectativas e confiança no trabalho do prefeito e do governador.
O presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Carlos Alberto Simões de Arruda, explicou como está funcionando a ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol. Ele detalhou os processos de captação, tratamento e distribuição de água, ressaltando a importância do uso racional desse recurso.
“A Estação de Tratamento de Água Barra do Pari/Chapéu do Sol opera como uma infraestrutura estratégica, situada a apenas 200 metros da captação do Rio Cuiabá. Equipada com dois motores de 150 quilowatts, sendo um em funcionamento contínuo e o outro como reserva e tem a impressionante capacidade de captar até 250 litros de água por segundo. A água captada passa por um rigoroso processo de tratamento que envolve a injeção de produtos químicos para facilitar a floculação, decantação, filtração e, por fim, o tratamento de desinfecção. Com dois módulos operando a 125 litros por segundo, a estação garante eficiência máxima na produção de água tratada. Um reservatório de 2 milhões de litros de água e outro de distribuição com capacidade para 2,5 milhões de litros compõem a infraestrutura complementar”, detalhou.
Também informou que desde o dia 23 de dezembro do ano passado, a ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol já abastece a região do Mapim, Jardim Imperial para cima, representando um alívio considerável na intermitência do abastecimento, com um significativo aporte de 20 milhões de litros de água tratada por dia no sistema. “Ressalto aqui a importância do uso racional da água, considerando-a um recurso valioso diante da capacidade impressionante da estação e destaca que a tarifa de Várzea Grande é uma das mais acessíveis do país”, finalizou Carlos Alberto Simões de Arruda.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT


GERAL
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil

A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.
Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.
Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de
Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.
Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.
Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.
O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.
“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.
Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo
o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.
Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.
A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.
SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS5 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS2 dias atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS5 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS17 horas atrás
Canetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações