Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

CFOAB e OAB-MS promoverão em agosto a 1ª etapa do Circuito Nacional de Processo Civil

Publicados

JURÍDICO

O Conselho Federal da OAB e a seccional sul-mato-grossense da Ordem promoverão, nos dias 2 e 3 de agosto de 2022, a primeira etapa do Circuito Nacional de Processo Civil – Advocacia e o novo Código de Processo Civil (CPC). O evento será realizado no Teatro Glauce Rocha, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e é uma promoção conjunta da Comissão Especial de Estudos do CPC do CFOAB, da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA Nacional), da ESA-MS, da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-MS e da UFMS.

A coordenação científica da etapa sul-mato-grossense é de Pedro Miranda de Oliveira, Luiz Henrique Volpe Camargo e Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo. “É um projeto ambicioso que percorrerá todas as regiões do país para tratar de um tema que permeia a rotina de todo advogado. Cada etapa é marcada pelo protagonismo da seccional envolvida, com grande participação em todo o processo, nos debates. Costumo dizer que o CFOAB, por meio da comissão, e a própria ESA apenas são propositores do projeto. Serão eventos da advocacia para a advocacia”, explica Pedro Miranda. 

Leia Também:  CFOAB prestigia posse de Luis Felipe Salomão na Corregedoria Nacional de Justiça

Falarão sobre o tema advogadas e advogados de todo o país, integrantes do Sistema OAB e docentes do ensino jurídico. O diretor da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte, e o ex-secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB Ary Raghiant Neto estão entre os palestrantes da etapa do MS. Juristas como Fredie Didier Júnior e Rogéria Dotti também estão confirmados.

No dia 2/8, o evento irá das 17h às 22h, e no dia 3/8, das 8h às 22h. É possível acessar a programação completa por este link. As próximas etapas confirmadas do circuito acontecerão em Aracaju (SE), nos dias 29 e 30/9, e em Curitiba (PR), nos dias 10 e 11/11. 

Inscrições

As inscrições não têm custo para os participantes e serão efetivadas mediante a doação de um dos seguintes kits de higiene: desodorante, sabonete e absorvente (kit 1); creme dental e escova de dentes (kit 2); pente, shampoo e condicionador (kit 3). O site para formalizar a inscrição é o https://www.eventos.esams.org.br. Aos participantes serão concedidos certificados eletrônicos de participação com carga horária de 10 horas/aula, válidos para fins de complementação de horas acadêmicas e outras finalidades.

Leia Também:  Lamachia lembra sequência de lutas até a decisão vitoriosa sobre honorários

Fonte: OAB Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri

Publicados

em

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.

O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.

Leia Também:  Simonetti empossa nova diretoria da OAB do Acre

Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.

As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.

Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA