Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

Comissão da OAB analisa nota técnica sobre PL do Licenciamento Ambiental

Publicados

JURÍDICO

A Comissão Nacional de Direito Ambiental (CNDA) da OAB se reuniu, nesta quinta-feira (9/6), para analisar a nota técnica elaborada pela Comissão Especial de Defesa dos Povos Indígenas (CEDPI), também da OAB, sobre o Projeto de Lei 3.729/2004, que esboça a redação da Lei Geral de Licenciamento Ambiental.

nota técnica foi redigida pelo advogado ambientalista e professor Talden Farias, que integra a CNDA. Após a análise do documento, o colegiado deliberou acerca de um parecer que envolva as seguintes recomendações:

É pertinente a sugestão de exclusão de diferenciação entre terras indígenas para fins de licenciamento ambiental, fazendo com que possa haver a participação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos povos indígenas no processo;

É pertinente a recomendação para que seja feito o licenciamento de qualquer atividade efetiva ou potencialmente poluidora em terras indígenas, sendo imprescindível a manifestação da Funai e a consulta dos povos indígenas afetados;

Não é pertinente a acolhida a recomendação para a exclusão do art. 13 § 1º, parte final, e o art. 13, § § 2º e 5º em sua integralidade, embora seja interessante ressalvar a possibilidade de exigência de condicionantes sociais quando os impactos a serem compensados sejam oriundos da atividade em questão;

Leia Também:  CNJ promove XVII Semana Nacional da Conciliação, em novembro

Não é pertinente a recomendação para a exclusão do art. 54, sendo importante alterar o dispositivo (§ 2º) para trocar a responsabilidade subsidiária pela solidária, pois o descumprimento de sua obrigação legal não deve fugir à regra geral do sistema de responsabilização civil do Direito Ambiental.

O parecer da CNDA, com as recomendações, será enviado ao Conselho Pleno da OAB para análise com pedido de deliberação, a fim de que possa subsidiar a manifestação dos requerimentos da Ordem ao Senado.

Debate

A presidente da CNDA, Ana Carolina Barchet, lembrou que, mesmo com divergências em opiniões técnicas, a comissão busca a unidade em suas decisões. “Mais uma vez a CNDA do Conselho Federal da OAB foi instada a manifestar-se sobre a Lei Geral de Licenciamento [Ambiental]. Entendimentos divergentes sempre aparecem nos debates, mas há unanimidade sobre a necessidade de aprovação da legislação geral sobre o tema, tendo sempre como alvo o desenvolvimento sustentável, que passa pelo atendimento ao tripé das questões ambientais, sociais e econômicas”, destacou.

O membro Jorge Alex Nunes Athias lembrou que o PL 3.729/04 foi amplamente discutido na sociedade civil. “Temos um recorte de tempo de 18 anos desde a apresentação do projeto, suficiente para um grande debate. No entanto, isso não impede que o Senado não apresente novas redações, inclusive a requerimento da OAB. Portanto, a articulação deste Conselho Federal tem tudo pra ser um aspecto decisivo para uma lei satisfatória, adequada”, lembrou.

Leia Também:  Amazonense Beto Simonetti é eleito presidente nacional da OAB para o triênio 2022-2025

Opinião ratificada pelo membro Clarismino Júnior. “Esse é o sentido do processo legislativo no sistema bicameral. O projeto está no Senado, que, enquanto casa revisora, atuará com pertinência para corrigir eventuais falhas e omissões. Não podemos falar que o debate não foi exaustivo em relação a essa matéria”, completou.

Também participaram da reunião os membros da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB Marcelo Buzaglo Dantas, Rodrigo Castelo Branco e Kairo Ícaro Alves dos Santos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

Aulão jurídico on‑line une defesa criminal e solidariedade em apoio ao Abrigo João de Deus

Publicados

em

O advogado criminalista e professor Lucas Sá Souza promove no dia 22 de dezembro um aulão solidário on‑line sobre Habeas Corpus e Defesa nos Tribunais, com toda a arrecadação destinada ao Abrigo João de Deus. A iniciativa busca combinar capacitação jurídica com ação social, abrindo espaço para participação de profissionais de todo o país.

Pela primeira vez ministrado exclusivamente em formato virtual, o evento permite que advogados e estudantes de diferentes regiões acompanhem as palestras sem deslocamento. O modelo também visa ampliar o alcance da arrecadação, mantendo o objetivo de impactar diretamente a comunidade acolhida pelo abrigo.

“Além de ser a especialidade do nosso escritório, Sá Souza Advogados, é um assunto importantíssimo para a advocacia criminal, que sempre está em defesa da liberdade nos Tribunais. Pela primeira vez será realizado exclusivamente na modalidade on‑line, pois foi um pedido expresso de muitos colegas advogados de outros lugares do Pará e do Brasil, que sempre querem participar, mas terminavam impossibilitados”, afirma Lucas Sá Souza.

O histórico da mobilização mostra o compromisso do escritório com a causa social: desde 2022, o apoio ao Abrigo João de Deus se mantém ativo. Em 2025 um evento anterior resultou na doação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis ao abrigo. A expectativa agora é ampliar esse resultado e reforçar o impacto da ação beneficente.

Leia Também:  TST garante prerrogativa dos advogados prevista em lei para sustentação oral em agravos

“Realizamos este apoio ao abrigo desde 2022, pois entendemos que isso integra a missão social do escritório e também é uma forma de retribuirmos o tanto que recebemos da sociedade. Quanto à expectativa de público e de arrecadação, estou curioso, pois no último que fizemos, arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos para o abrigo”, ressalta o advogado.

Inscrições e participação

Interessados devem enviar um e-mail para sasouzaadvogados@gmail.com , manifestando interesse. A equipe do escritório Sá Souza Advogados enviará as instruções para contribuição via pagamento de R$ 50 ou doação de 10 kg de alimentos não perecíveis.

Serviço

Data: segunda‑feira, 22 de dezembro

Tema: Habeas Corpus e Defesa nos Tribunais

Formato: 100% on‑line

Investimento: R$ 50 ou 10 kg de alimentos não perecíveis

Inscrições: enviar e-mail para sasouzaadvogados@gmail.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA