Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

ESA aprofunda debate com seminário sobre a digitalização da sociedade e o seu direito

Publicados

JURÍDICO

Na noite desta quarta-feira (10/8), foram realizadas mais duas mesas de debates no seminário em comemoração ao mês da advocacia – A Digitalização da Sociedade e o seu Direito, promovido pela ESA Nacional. O painel 3 abordou o tema “Proteção de Dados e Democracia” e teve a moderação do diretor jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e conselheiro estadual da OAB-SP, Coriolano Camargo.

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) Leila Chevtchuk fez um relato detalhado do panorama legal da proteção de dados e democracia ao longo dos últimos anos e do papel das novas tecnologias na vida social atual. Ela finalizou sua exposição com um alerta para o processo eleitoral.

“Temos os aplicativos desenvolvidos pelas diversas esferas de administração pública por meio dos quais é oferecida uma gama enorme de dados pessoais, inclusive sensíveis, por parte dos cidadãos, mostrando-se ainda mais clara a necessidade da rígida observância dos princípios da finalidade. A relevância da proteção de dados, em especial ao processo democrático brasileiro, impõe, portanto, atenção redobrada em seu desenrolar nas eleições que se aproximam”, disse a desembargadora.

Leia Também:  Presidente do CFOAB recebe o deputado federal Paulo Teixeira

O membro da International Associations of Privacy Professionals André Roberto Machado enfatizou em sua fala aspectos relacionados aos aplicativos na internet e os possíveis impactos deles no exercício da democracia. Ao concluir sua exposição, ele citou exemplos de pessoas que têm contas banidas em plataformas de redes sociais.

“Esse processo de cerceamento de voz é complicado. Se é complicada a manipulação da informação por meio das redes, se são complicados os grupos de Telegram que difundem fake news, também é muito complicado que as redes tenham poder absoluto se e quando removem e o que removem. Ainda, não podem ser responsabilizadas quando não removem porque só teriam poder de remover depois de ordem judicial. Essa conveniência precisa ser melhor discutida”, avaliou ele.

Painel 4

O painel 4 tratou do tema “O Desafio do Direito Penal na Era Digital” e foi moderado pelo diretor de Inovação e Tecnologia da ESA Nacional, Márcio Nicolau Dumas. Participaram do último painel deste primeiro dia a criminalista e diretora do IGP, Flávia Campos Guth, e o procurador regional da República Vladimir Aras.

Leia Também:  CFOAB acompanha Conferência da Unesco sobre internet e democracia

Flávia falou sobre dinheiro no contexto das inovações tecnológicas. “A realidade atual mudou toda a estrutura empresarial moderna que acompanhou esse desenvolvimento social. Inclusive os formatos de estruturação financeira dessas operações que acontecem nas empresas. Na minha opinião, um dos desafios atuais é a compreensão desses avanços. Nesse contexto, o dinheiro não poderia ficar atrás. O dinheiro é um fundamento importantíssimo nessa transformação”, afirmou a advogada.

Em sua exposição, Aras abordou o contexto de evolução do direito em relação aos desafios surgidos a partir das novas tecnologias. “Estamos em um cenário em que de um lado estarão os agentes estatais e do outro as empresas privadas, ambos vorazes por dados. É preciso que tenhamos um marco jurídico adequando para enfrentar essa realidade e um dos principais desafios é verificar se a nossa legislação tem progredido”, disse ele.

Fonte: OAB Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

Aulão jurídico on‑line une defesa criminal e solidariedade em apoio ao Abrigo João de Deus

Publicados

em

O advogado criminalista e professor Lucas Sá Souza promove no dia 22 de dezembro um aulão solidário on‑line sobre Habeas Corpus e Defesa nos Tribunais, com toda a arrecadação destinada ao Abrigo João de Deus. A iniciativa busca combinar capacitação jurídica com ação social, abrindo espaço para participação de profissionais de todo o país.

Pela primeira vez ministrado exclusivamente em formato virtual, o evento permite que advogados e estudantes de diferentes regiões acompanhem as palestras sem deslocamento. O modelo também visa ampliar o alcance da arrecadação, mantendo o objetivo de impactar diretamente a comunidade acolhida pelo abrigo.

“Além de ser a especialidade do nosso escritório, Sá Souza Advogados, é um assunto importantíssimo para a advocacia criminal, que sempre está em defesa da liberdade nos Tribunais. Pela primeira vez será realizado exclusivamente na modalidade on‑line, pois foi um pedido expresso de muitos colegas advogados de outros lugares do Pará e do Brasil, que sempre querem participar, mas terminavam impossibilitados”, afirma Lucas Sá Souza.

O histórico da mobilização mostra o compromisso do escritório com a causa social: desde 2022, o apoio ao Abrigo João de Deus se mantém ativo. Em 2025 um evento anterior resultou na doação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis ao abrigo. A expectativa agora é ampliar esse resultado e reforçar o impacto da ação beneficente.

Leia Também:  Presidente do CFOAB recebe o deputado federal Paulo Teixeira

“Realizamos este apoio ao abrigo desde 2022, pois entendemos que isso integra a missão social do escritório e também é uma forma de retribuirmos o tanto que recebemos da sociedade. Quanto à expectativa de público e de arrecadação, estou curioso, pois no último que fizemos, arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos para o abrigo”, ressalta o advogado.

Inscrições e participação

Interessados devem enviar um e-mail para sasouzaadvogados@gmail.com , manifestando interesse. A equipe do escritório Sá Souza Advogados enviará as instruções para contribuição via pagamento de R$ 50 ou doação de 10 kg de alimentos não perecíveis.

Serviço

Data: segunda‑feira, 22 de dezembro

Tema: Habeas Corpus e Defesa nos Tribunais

Formato: 100% on‑line

Investimento: R$ 50 ou 10 kg de alimentos não perecíveis

Inscrições: enviar e-mail para sasouzaadvogados@gmail.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA