Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

“Temos que reunir a nação pela força do direito, pela força da razão”, diz Beto Simonetti na posse da OAB-SC

Publicados

JURÍDICO


O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou nesta sexta-feira (18) da posse solene da diretoria da OAB-SC para o triênio 2022/2024, assim como dos conselheiros seccionais e da Caixa de Assistência. O evento ocorreu em Florianópolis, no Centro de Evento Luiz Henrique da Silveira, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da OAB-SC. 

Na posse da advogada Cláudia Prudêncio, eleita nova presidente da OAB-SC, Beto Simonetti, que esteve acompanhado pelo vice-presidente da Ordem, Rafael Horn, falou sobre o estado democrático de direito, luta contra o abuso de autoridade, lembrou dos entraves impostos pela covid-19, e comemorou a aprovação do PL 5.284/20, que atualiza o estatuto da advocacia e defende as prerrogativas da categoria.

“O nosso propósito basilar é a defesa das prerrogativas da advocacia e a valorização da profissão. Atuaremos incansavelmente para que todo o advogado e advogada brasileiros tenham as condições mínimas de exercer sua atividade, uma profissão de fé que garante o pelo direito da defesa e o respeito a todas as garantias de cidadania previstas em nossa Constituição”, discursou o presidente da Ordem. 

Beto Simonetti também destacou o momento turbulento que o país vive e a necessidade de sua pacificação social. “A força do direito deve superar o direito a força, e a força do direito reside na democracia, na tolerância e na liberdade“, apontou. Citando trecho do hino do estado de Santa Catarina, destacou o papel da advocacia no atual cenário. “Temos que reunir a nação pela força do direito, pela força da razão”.

O presidente da OAB Nacional também elogiou o trabalho desenvolvido pela seccional catarinense “sinônimo de inovação e progresso e que amparada na ciência e na inclusão sempre semeou o futuro da advocacia neste estado”. Ao cumprimentar a presidente eleita, Simonett destacou a representatividade dos avanços que paridade tem trazido para o desenvolvimento dos quadros da advocacia em todo o país. 

“A posse desta qualificada diretoria entra para a história da OAB Santa Catarina, pois pela primeira vez teremos uma mulher eleita à frente da presidência da seccional. A Ordem, em resposta à evolução da história comprometeu-se com mudanças estruturais significativas, dentre elas esta a participação feminina nos quadros da instituição, pois a diversidade é trunfo para todos nós”, discursou. “Conto com a OAB/SC para que possamos continuar a nossa luta e sigamos rumo a uma OAB unida e uma advocacia orgulhosa de sua casa”, finalizou o presidente da OAB/CF. 

Leia Também:  OAB atua para construir pontes na representação da advocacia

O vice-presidente da OAB/CF, Rafael Horn, convidado a falar em uma “quebra de protocolo” apontou que a “gratidão é a memória do coração” e agradeceu ao presidente da OAB-CF a “possibilidade de reconectar a nossa instituição aos advogados e advogadas do nosso país e em especial aos advogados de SC”. Ao se dirigir à presidente eleita do estado, agradeceu seu trabalho e enfatizou a importância de ter à frente da OAB/SC uma mulher que definiu como “competente e determinada”. 

Após saudar todos os presentes e empossados, a presidente da OAB-SC discursou sobre a sua experiência na Ordem dos Advogados. Iniciou citando sua à frente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) “a melhor experiência que tive até hoje em minha vida”. Também lembrou das vítimas da pandemia causada pelo novo coronavírus e das dificuldades enfrentadas pelos advogados durante a crise sanitária.

 Cláudia Prudêncio se emocionou ao relembrar suas inspirações femininas e dedicou a elas suas conquistas. “Dessas mulheres eu aprendi a força do amor. Elas, mulheres à frente do seu tempo, fizeram com que eu me tornasse a mulher forte e determinada que hoje sou. Agradeço a todos que acompanharam minha caminhada até realizar o meu grande sonho que estar à frente da presidência da OAB”. 

A advogada, eleita é a primeira mulher a presidir a seccional de Santa Catarina, possui mais de 20 anos de atuação na OAB. Especialista em direito societário e empresarial, também é professora de ensino superior e de pós-graduação. 

O governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silvia, também discursou no evento. Ele elogiou a Ordem dos Advogados pelos avanços que o estado de SC teve na vanguarda da defesa do estado democrático de direito. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, e o prefeito do Município de Florianópolis, Gean Loureiro.

Veja os nomes e cargos dos empossados:

Diretoria OAB-SC

Presidente: Cláudia Prudêncio 

Vice-presidente: Eduardo Mello

Secretária-geral: Teresinha Erbs 

Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin 

Tesoureiro: Rafael Búrigo

Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen

Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell 

Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes

Diretoria da CAA/SC

Presidente: Juliano Mandelli

Vice-presidente: Herta de Souza 

Secretário-geral: Rodrigo Goetten

Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel

Tesoureiro: Erivelton Filet

Conselho Federal

Leia Também:  Comissão Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente define trabalho conjunto com seccionais

Titulares: Maria de Lourdes Bello Zimath; Pedro Miranda de Oliveira e Rafael de Assis Horn

Suplentes: Gisele Lemos Kravchychyn; Gustavo Pacher e Rejane da Silva Sanchez.

Conselho estadual/seccional 

Titulares: Adriano Tavares da Silva; Alexandre Barcelos João; Ana Lúcia Pedroni; Carlos Eduardo Marinho; Caroline Terezinha Rasmussen da Silva; Danielle Masnik; Dante Aguiar Arend; Eder Gonçalves; Eliane Spricigo; Fabiana Guardini Nogueira; Fernanda Luetkemeyer Carbonari; Franciele Packer Jacobsen; Giovani Gian da Silva; Graziela F. Pinheiro Sachet; Guilherme Jannis Blasi; Helena Nastassya Pascoa Pitsica; Isabela Pinheiro Medeiros; Jairo Antonio Kohl; Janaina Guesser Prazeres; Juliane Mueller; Laércio Machado Júnior; Lucas Fajardo Nunes Hildebrand; Luciano Goes; Lucinara Manenti; Luiz Henrique Pereira; Marcus Vinicius Motter Borges; Maria Cristina Renon; Mirian Gerhardt Dallegrave; Moacyr Jardim de Menezes Neto; Nadyane Belchior Da Silva Zickuhr; Orlando Mazzotta Neto; Pedro Cascaes Neto; Rafael Pierozan; Rafael Piva Neves; Ramon Antonio; Renata Elisandra de Araujo; Ricardo Antônio Cavalli; Ricardo Correa Júnior; Rudimar Roberto Bortolotto; Shames André Pietro De Oliveira; Silvana De Oliveira; Tatiana Maria Ramos Virmond; Thiago Custodio Pereira e Vanessa Azevedo Barcelos

Suplentes: Andre Giordane Barreto; André Schmidt Jannis; Bernardo Wildi Lins; Carlos Augusto Ribeiro da Silva; Celise Roesler Kobs; Clarissa Medeiros Cardoso; Claudete de Fatima Vinhas Reynaud; Claudia Elane Seolin da Silva; Daiani Fronza; Diogenes Luiz Mina de Oliveira; Edson Antônio dos Santos; Eliane Patricia Meiners; Eliciane Leão De Oliveira; Fabiana Matzenbacher; Gislaine França Souza Savio; Guilherme Silva Araujo; Gustavo Amorim; Gustavo Zacarias da Rosa; Iacy Aparecida de Souza; Inaura Orzechowski; Jaqueline Simas Marinho; Jorge Alencar Paixão de Bairros; Jorge Luiz dos Santos Mazera; Juliana Ribeiro Goulart; Karen Nascimento; Laudelino João da Veiga Netto; Leandro Alfredo da Rosa; Leandro Schiefler Bento; Lilian Camila Falcão dos Reis; Marco Antonio André; Marconi Tadeu Branco Ramos; Maria Isabela Cantarelli Sahione; Marina Wagner Bruno Shinzato; Marly Elza Muller Ferreira; Mauricio Koche; Nadia Lanzarin; Nykaella Mayara Rosa; Patricia Nicodemus Valenzuela; Patricia Vailati Claudino; Pedro Cherem Pirajá Martins; Rafael Mendes dos Santos; Roberto Bispo Pereira; Romana Reinert Censi; Romulo Romano Salles; Sarai Martelli Bresciani; Simone Regina Moser; Sydnei de Oliveira; Tatiana Della Giustina e Veron Cevey Junior.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

Aulão jurídico on‑line une defesa criminal e solidariedade em apoio ao Abrigo João de Deus

Publicados

em

O advogado criminalista e professor Lucas Sá Souza promove no dia 22 de dezembro um aulão solidário on‑line sobre Habeas Corpus e Defesa nos Tribunais, com toda a arrecadação destinada ao Abrigo João de Deus. A iniciativa busca combinar capacitação jurídica com ação social, abrindo espaço para participação de profissionais de todo o país.

Pela primeira vez ministrado exclusivamente em formato virtual, o evento permite que advogados e estudantes de diferentes regiões acompanhem as palestras sem deslocamento. O modelo também visa ampliar o alcance da arrecadação, mantendo o objetivo de impactar diretamente a comunidade acolhida pelo abrigo.

“Além de ser a especialidade do nosso escritório, Sá Souza Advogados, é um assunto importantíssimo para a advocacia criminal, que sempre está em defesa da liberdade nos Tribunais. Pela primeira vez será realizado exclusivamente na modalidade on‑line, pois foi um pedido expresso de muitos colegas advogados de outros lugares do Pará e do Brasil, que sempre querem participar, mas terminavam impossibilitados”, afirma Lucas Sá Souza.

O histórico da mobilização mostra o compromisso do escritório com a causa social: desde 2022, o apoio ao Abrigo João de Deus se mantém ativo. Em 2025 um evento anterior resultou na doação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis ao abrigo. A expectativa agora é ampliar esse resultado e reforçar o impacto da ação beneficente.

Leia Também:  OAB divulga edital do 37º Exame de Ordem Unificado

“Realizamos este apoio ao abrigo desde 2022, pois entendemos que isso integra a missão social do escritório e também é uma forma de retribuirmos o tanto que recebemos da sociedade. Quanto à expectativa de público e de arrecadação, estou curioso, pois no último que fizemos, arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos para o abrigo”, ressalta o advogado.

Inscrições e participação

Interessados devem enviar um e-mail para sasouzaadvogados@gmail.com , manifestando interesse. A equipe do escritório Sá Souza Advogados enviará as instruções para contribuição via pagamento de R$ 50 ou doação de 10 kg de alimentos não perecíveis.

Serviço

Data: segunda‑feira, 22 de dezembro

Tema: Habeas Corpus e Defesa nos Tribunais

Formato: 100% on‑line

Investimento: R$ 50 ou 10 kg de alimentos não perecíveis

Inscrições: enviar e-mail para sasouzaadvogados@gmail.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
BRASIL3 dias atrás

Itaipava inova criando Pack Responsável e distribui latas 0% álcool no Carnaval estimulando consumo responsável

MATO GROSSO3 dias atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

MATO GROSSO3 dias atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

MATO GROSSO3 dias atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

MATO GROSSO3 dias atrás

Chapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

MATO GROSSO3 dias atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor,...

MATO GROSSO3 dias atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) será beneficiada com as arrecadações do projeto Troco...

MATO GROSSO3 dias atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

O Ministério Público de Mato Grosso determinou o arquivamento da notícia de fato instaurada a partir de denúncia apresentada pela...

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA