MATO GROSSO
Abilio Brunini promete mudanças profundas em Cuiabá
MATO GROSSO
Na reta final da campanha eleitoral para a Prefeitura de Cuiabá, o candidato Abilio Brunini (PL) intensifica sua comunicação com o eleitorado, prometendo mudanças profundas na cidade e se posicionando como uma escolha independente e arrojada. Em suas declarações mais recentes, o candidato, que tem 40 anos e atualmente é deputado federal por Mato Grosso, reforçou seu comprometimento com a reestruturação do sistema administrativo local e o enfrentamento de problemas que consideram pontuais, como saúde e transporte.
O eleitor cuiabano tem a oportunidade de escolher o melhor para governar a cidade, sem deixar a decisão na mão de outras pessoas, declarou Abílio em entrevista ao jornal A Gazeta. Você que vê os buracos nas nossas ruas, que amarga longas filas nos postos de saúde, que vê o transporte público inviável em nossa cidade. Apenas um candidato tem coragem e independência para varrer esse sistema de nossa capital. Brunini destacou que Cuiabá precisa de mudança de verdade, com liderança firme para transformar o cenário atual.
Abilio se apresenta como o nome para romper com a gestão deficiente e se posiciona como adversário das alianças tradicionais, associando frequentemente seu oponente do PT, Lúdio Cabral, à atual administração municipal de Emanuel Pinheiro (MDB), que enfrenta críticas e pressões populares. Em tom de provocação, durante a última entrevista, Brunini afirmou: O seu poder de escolha pode mudar tudo isso de verdade, votando consciente em quem tem coragem para enfrentar todo esse sistema.
Campanha de Cuiabá e a polarização nacional
A disputa pelo segundo turno das eleições em Cuiabá, marcada para hoje (27), reflete a polarização política do cenário nacional entre o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT). De um lado, Brunini defende pautas alinhadas com o bolsonarismo, enquanto Lúdio Cabral representa o apoio da base petista, associada ao presidente Lula.
No primeiro turno, Brunini obteve 39,61% dos votos, deixando Lúdio Cabral com 28,31%, e Eduardo Botelho (União) com 27,7%, fora da disputa. Botelho, que contou com o apoio do governador Mauro Mendes (União), posicionou-se de forma neutra no segundo turno, um movimento estratégico que oferece a Brunini a chance de conquistar o voto daqueles insatisfeitos com a gestão atual.
A capital mato-grossense, ao lado de outras cidades influentes no centro-oeste brasileiro, tem atraído a atenção nacional devido ao debate político acirrado. O resultado da eleição em Cuiabá é visto como uma tabela para a popularidade dos movimentos de direita, lideranças pelo PL, e encolhimento das pautas de esquerda, representadas pelo PT.
Trajetória política
Nascido em Cuiabá, Abilio Jacques Brunini Moumer, conhecido politicamente como Abilio Brunini, tem 40 anos e iniciou sua trajetória política em 2016, quando foi eleito vereador da capital pelo Partido Social Cristão (PSC). Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá, Abilio exerceu a função pública como vereador até 2020, quando se candidatou à prefeitura pelo Podemos, vencendo o primeiro turno, mas sendo derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB) no segundo, atual prefeito da Capital.
Com uma postura combativa, Abilio alcançou popularidade em Cuiabá, destacando-se pelo estilo direto e por enfrentar setores específicos da política local. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo Mato Grosso pelo PL), posicionando-se como um dos parlamentares mais expressivos do estado, com 87 mil votos. Na Câmara Federal, atuou em diretrizes de segurança pública e em apoio a propostas de leis polêmicas, inclusive relacionadas ao aborto, ganhando apoio de bases conservadoras.
Atualmente, Abilio conta com o apoio de uma coligação entre PL, Novo, PRTB e Democracia Cristã (DC). Sua vice na chapa é a tenente-coronel Vânia Rosa, do Partido Novo (NOVO), conhecida por sua atuação na Polícia Militar e por defender regras de segurança.
Promessas e prioridades
Brunini direcionou sua campanha com foco em propostas de segurança pública e saúde. Ele propõe uma Guarda Municipal armada, ampliando a segurança nas áreas públicas e escolas municipais. É preciso um trabalho conjunto entre Polícia Militar e Guarda Municipal para manter a cidade segura, diz o candidato bolsonarista. Defende também a implantação de um hotel infantil, um projeto de assistência às crianças de famílias trabalhadoras, onde elas receberiam cuidados básicos em um ambiente seguro e estruturado.
Abilio Brunini apresenta-se como uma alternativa para a mudança real na gestão cuiabana, marcando sua campanha com ataques ao sistema político atual e com promessas de segurança e infraestrutura. Com um histórico de combatividade e apoio de setores conservadores, ele se coloca como o candidato capaz de romper com a estrutura tradicional de gestão em Cuiabá.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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