MATO GROSSO
Abílio quer proibir vídeo de Mendes e Botelho mostrando obras
MATO GROSSO
O Partido Liberal, do deputado federal Abilio Brunini, tenta barrar o vídeo em que o governador Mauro Mendes (União) aparece ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), em uma inserção do partido em comemoração ao aniversário de Cuiabá. O vídeo foi veiculado na TV aberta no dia 8 de abril e está nas redes sociais do parlamentar.
Na ação, o partido alega que o vídeo fere a Lei nº 14.291, de 2022, na qual trata do direito da divulgação da propaganda partidária, por utilizar da imagem de Botelho, pré-candidato a prefeito de Cuiabá ao lado do governador ao falar das ações do partido na capital. Sendo assim, a legenda tenta retirar do ar o vídeo nas redes sociais em até 24 horas e a condenação do União Brasil com a cassação do tempo do partido nas próximas inserções.
No vídeo, Mauro e Botelho homenageiam a capital mato-grossense pelos seus 305 anos de fundação. E ambos prestam contas das ações realizadas na capital, as quais, por meio da parceria entre governo e Assembleia Legislativa foram possíveis realizar e beneficiar a população. São mais de 100 km de asfaltos nos bairros, além de 17 mil escrituras entregues e 30 mil cirurgias feitas desde 2019.
Vale destacar que o vídeo destaca as ações promovidas pela gestão do União Brasil, tanto pelo governo através do governador, como também da Assembleia Legislativa, atualmente comandada por Botelho, não se tratando portanto de uma promoção pessoal do parlamentar.
Botelho destaca inclusive como o partido atua para presentear a cidade com melhorias. “Cuiabá completa 305 anos e nós do União Brasil temos orgulho de presentear nossa cidade com asfalto nos bairros e realizando os sonhos de muitas famílias, com a entrega de escrituras da casa própria. Além de ações para melhorar a saúde de Cuiabá”, declara o parlamentar ao lado de Mendes.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.