Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Ação rápida impede invasão de terras, prende dois e apreende armas de fogo e drogas em Gaúcha do Norte

Publicados

MATO GROSSO

Uma tentativa de invasão de propriedade rural de Gaúcha do Norte foi frustrada pela ação rápida das forças de segurança do Estado. Dois invasores foram presos e duas armas de fogo (espingardas), 23 munições e quatro porções de droga (maconha) apreendidas. Os demais participantes, cerca de 12, foram retirados do local.

A ação ocorreu nas primeiras horas da manhã de hoje (28.04). Policiais do 11° Comando Regional da Polícia Militar de Primavera do Leste, sob o comando do coronel Fábio Bastos, entraram em ação imediatamente após serem comunicados da presença de um grupo de pessoas na propriedade. O grupo se movimentava dentro das terras fazendo limpeza do solo, indicando o preparo para instalação de barracos.

A repressão contou com equipes da Força Tática e da Patrulha Rural. O secretário de Segurança, coronel César Roveri, destaca que os serviços de inteligência, assim como os comandos das unidades policiais estão comprometidos com a política de tolerância zero às invasões de terras adotada pelo Governo do Estado.

Leia Também:  Conselheiro Sérgio Ricardo debate desenvolvimento sustentável em Rondonópolis

Neste momento, os dois homens presos estão na delegacia sendo autuando em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Eles também responderão por liderar a tentativa de invasão de propriedade particular.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Justiça manda Kalil Baracat remover vídeo com propaganda eleitoral antecipada

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  VÍDEO: maníaco sexual entra loja e ataca com violência uma vendedora. Ele queria cometer o estupro ali mesmo. A vítima resistiu e conseguiu escapar

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA