MATO GROSSO
Almanaque e documentário com a história de Cuiabá passam a integrar acervo do Sesc-MT
MATO GROSSO
A história de Cuiabá está registrada nas duas produções de autoria do Sistema Fecomércio-MT, que passaram a integrar o acervo do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). O segundo volume do livro infantil ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ e o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ foram lançados em comemoração aos 304 anos da capital mato-grossense. Promovendo o acesso gratuito às obras, o filme está disponível on-line, e o livro, na Biblioteca do Sesc Arsenal.
“Além prestar homenagem à Cuiabá e seus moradores, as obras contam a história da cidade em diferentes perspectivas e contemplam crianças e adultos. Com a disponibilização das produções buscamos aproximar o público da cultura local, que é um dos princípios do Sesc-MT”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
Focada em despertar o interesse do público infantil, o ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz – Volume II’ utiliza recursos como ilustrações, interatividade e quadros do artista plástico Walmir Leite para contar a história de Cuiabá. Prédios históricos, pontos turísticos e personalidades significativas são apresentados aos leitores entre as atividades propostas. A partir do lançamento, o título passou a integrar as ações itinerantes do Sesc-MT, bem como o acervo da do ‘Espaço do Saber’, no Sesc Arsenal, e das unidades ‘Sesc Escola’.
Já o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ tem como protagonista a rua 13 de Junho, uma via centenária que, por concentrar boa parte do comércio cuiabano em prédios históricos, revela fragmentos importantes sobre a história da capital. O filme, com duração de 26 minutos, tem entre seus personagens historiadores e comerciantes que relatam sua conexão com a cidade. O filme pode ser conferido ao final do texto.
Minissérie ‘Sesc Celebra Cuiabá’
O acervo audiovisual do Sesc-MT sobre a cidade de Cuiabá conta ainda com a minissérie ‘Sesc Celebra Cuiabá’. Com seis episódios lançados em 2022, a série documental está disponível na Playlist do Youtube https://bit.ly/
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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