MATO GROSSO
Ao lado de Mauro, Botelho participa da entrega da Avenida Parque do Barbado e escrituras no Jardim Renascer
MATO GROSSO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, participou ao lado do governador Mauro Mendes da inauguração da Avenida do Parque do Barbado e da entrega de 411 escrituras definitivas aos moradores do bairro Jardim Renascer, em Cuiabá. O evento realizado nessa quinta-feira (02.05), contou com a parceria da ALMT, que destinou recursos para consolidar o programa de Regularização Fundiária.
Além de aprovar na Casa de Leis o pacote de medidas fiscais para dar condições ao Executivo de superar a crise financeira e retomar o desenvolvimento do Estado. E nessa quinta, também foi entregue a obra de ampliação da Avenida Parque do Barbado, que tem 700 metros de extensão e liga a Estrada do Moinho até a Avenida das Torres, o governo investiu R$ 26,7 milhões. A obra inclui a construção de calçadas, de ciclovia e iluminação em LED. A primeira etapa foi concluída em 2020.
Também foi investido R$ 1,1 milhão para fazer a regularização no bairro Jardim Renascer, que possui 1.236 lotes. A primeira etapa com 220 escrituras foi entregue em setembro do ano passado. Ontem, mais 411 famílias receberam os títulos definitivos, totalizando 631 documentos. A meta é chegar no final do ano com 100% do bairro regularizado.
Durante o evento, o governador Mauro Mendes reconheceu a parceria com ALMT, que promoveu a recuperação econômica de Mato Grosso e hoje, proporciona a realização de obras estruturantes.
“A parceria da Assembleia é sempre importante. Temos que trabalhar com todos os órgãos e poderes pensando na população. A Assembleia tem colaborado desde o primeiro ano do nosso mandato em 2019, quando mandamos importantes projetos de leis que foram aprovados e começamos a reconstruir a história de Mato Grosso. O presidente Botelho deu uma grande contribuição naquele momento com todos os parlamentares. E ela [ALMT] tem sido importante em vários momentos que nós tomamos decisões. Num primeiro momento pareciam duras, difíceis, mas absolutamente necessárias. Se não tivéssemos trabalhado com seriedade e tido o apoio da nossa Assembleia Legislativa, dificilmente essas obras estariam acontecendo”, afirmou o governador.
A alegria por receber os investimentos no bairro e a escritura da casa própria estava estampada nos rostos dos moradores. Dona Enedina Rodrigues de Carvalho, 80 anos, moradora do Renascer há 22 anos, tem cinco filhos e se sente lisonjeada por ser uma das fundadoras do bairro. “Fico tão contente, porque tem 22 anos que moramos aqui. Hoje recebo essa escritura, junto com meus amigos e temos essa Avenida maravilhosa!”
Na oportunidade, Botelho lembrou as dificuldades enfrentadas até a regularização do bairro e investimentos em infraestrutura em toda a cidade.
“Já entregamos em todo o Estado mais de 17 mil escrituras. Esse bairro tinha problema judicial e tivemos que fazer uma ação efetiva, uma força-tarefa. A intervenção da Assembleia foi muito importante para reunir com o Tribunal de Justiça, Intermat, Defensoria Pública, Anoreg, Ministério Público, enfim todos os poderes, para conseguir resolver e entregar essas escrituras. E essa obra é importantíssima, vai beneficiar todos os que passam por aqui. O governador tem feito várias obras para melhorar a mobilidade urbana de Cuiabá”, concluiu Botelho.
O mestre de obras Haroldo Gomes Barbosa, também morador do Renascer desde a fundação, tem três filhos e recebeu das mãos do governador a escritura. “Esse documento é uma benção para nós que trabalhamos duro aqui no bairro. O asfalto valoriza nosso bairro, estamos rodeados das melhores avenidas de Cuiabá. E agora, mais tranquilo com nossa escritura, porque sou proprietário de direito. É muito bom!”.
Francisco Serafim, presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), também destacou a parceria da ALMT para fomentar o programa de regularização. “É uma ação continuada, todos os dias têm títulos definitivos sendo preparados para a entrega. Neste ano queremos passar dos 17 mil títulos em Mato Grosso”, informou.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS2 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL5 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS2 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama