MATO GROSSO
Arquivo Público de MT realiza atividades gratuitas durante a 8ª Semana Nacional de Arquivos
MATO GROSSO
A programação iniciou com a publicação digital do repertório “Guerra ao Paraguai”, no sistema digital Acess of Memory (AtoM).
As atividades presenciais envolvem rodas de conversa sobre a gestão da memória e o colóquio Gestão, Memória e Diversidade Documental, na modalidade híbrida, em parceria com o Arquivo Público de Mato Grosso do Sul, o Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Casa Silva Freire.
A 8ª SNA, coordenada pelo Arquivo Nacional, tem como tema “Arquivos Acessíveis”, e busca mobilizar arquivos, bibliotecas, museus, centros de memória, institutos de pesquisa, universidades e outros espaços afins, em todo o território nacional, com programações locais. Esses espaços têm autonomia para realizar suas atividades dentro desse período, colaborando para uma articulação descentralizada.
Confira a programação do evento abaixo:
04/06 – 14h às 16h – Roda de Conversa sobre a gestão da memória – Casa Silva Freire e Arquivo Público de Mato Grosso
Atividade de troca de experiências entre duas instituições que possuem acervo documental. Proposta por uma instituição pública e outra privada, respectivamente, o Arquivo Público de Mato Grosso e a Casa Silva Freire, a roda de conversa compreende o intercâmbio de afazeres comuns e particulares dos diferentes trabalhos com a memória documental. Entre outros tópicos, serão abordados os desafios, as soluções e iniciativas do cotidiano do trabalho com a gestão da memória.
05/06 – Colóquio Gestão, memória e diversidade documental
08h às 10h – Encontro de Gestores de Documentos do Poder Executivo Estadual
- Abertura: Secretaria Adjunta Karollyne Martiniano
- Facilitadoras: Maria Goret Bastos Mello, Samirys Fernandez e Lucineide Alves Ferreira
10h30 às12h – Visita Guiada nas dependências do Arquivo Público e no Espaço Memórias
Os participantes poderão conhecer as dependências do Arquivo Público, recentemente reformadas, e visitar o espaço de exposição Espaço Memórias.
13h30 às 15h Mesa – Arquivos regionais, memórias nacionais
- Vanda da Silva – Arquivo Público do Estado de Mato Grosso
- Douglas Alves da Silva – Arquivo Público do Estado de Mato Grosso do Sul
- Clementino Nogueira de Sousa – Núcleo de Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral – Unemat
15h30 às17h – Mesa: A relevância pública dos arquivos privados
- Flávio Conche, do Nascimento – Arquivo Público do Estado de Mato Grosso
- Larissa Silva Freire Spinelli – Casa Silva Freire
- Domingos Savio da Cunha Garcia – Núcleo de Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral – Unemat.
Para mais informações sobre a edição local da 3ª SNA, acompanhe aqui o perfil @arquivopublicomt
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.