MATO GROSSO
Ator cuiabano relata experiência de atuar na novela “Pantanal”
MATO GROSSO
O sucesso de audiência da TV Manchete em 1990 está de volta em 2022, na Rede Globo. E com um ator conhecido do público mato-grossense que, aos poucos, ganha visibilidade no País. Trata-se de Romeu Benedicto, famoso pela personagem Totó Bodega, que interpreta o vaqueiro Anacleto.
Cuiabano, Romeu ficou de setembro e outubro do ano passado em Mato Grosso do Sul gravando o remake.
As gravações foram realizadas nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Miranda. Há também locações no Rio de Janeiro, mas o ator ficou baseado apenas em Aquidauana.
Romeu diz que a novela deu grande destaque à região pantaneira e ao seu trabalho. “Tem gente que não sabe que eu tenho vários outros trabalhos na Globo. Mas [o sucesso] nunca foi como agora em Pantanal”, diz.
Escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa, a novela estreou na TV em 27 de março de 1990. A nova versão é dirigida por Rogério Gomes e Walter Carvalho, com roteiro de Bruno Luperi.
A novela é dividida em duas fases. Romeu participa da primeira, interpretando Anacleto, um personagem que não havia na exibição original. Vaqueiro, Anacleto protagoniza um dos primeiros conflitos da trama com o patrão Joventino (Irandhir Santos).
“O conflito de Anacleto é muito real no universo vaqueiro, rural, da relação de patrão e empregado, que lidam com cerca, com gado”, conta. Joventino, patrão, queria pegar os marruás (os bois selvagens) e Anacleto não, já que os vaqueiros gostam do gado mais manso.
TV Globo

Novela teve reestreia na última segunda (28/3)
Depois que o filho de Juventino fica responsável pela fazenda, ele demite Anacleto. Para Romeu, a representatividade mato-grossense teve espaço em “Pantanal”. “Foi uma participação importante. E fiz questão de manter o nosso sotaque”.
“As pessoas que viram a novela me reconheceram. Fiquei muito feliz, recebi muitas mensagens até de gente lá do Japão que viu e me reconheceu”, alegra-se.
As gravações e o Pantanal
O cuiabano conta como foi a dinâmica das gravações em pleno Pantanal, em meio à natureza.
“No Projac [estúdio no Rio de Janeiro] é tudo muito rápido. Ensaia e grava. Porque eles não têm tempo. São 100 cenas para gravar em um dia. Em locações não, a gente tem uma relação mais próxima com a direção, com os atores. Ficamos hospedados todos na Fazenda Primavera. Ficamos juntos, almoçamos juntos, esperamos o tempo passar juntos”.
Antes das gravações, ele teve que passar por um estágio com os verdadeiros vaqueiros para entender melhor as funções do personagem.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.