MATO GROSSO
Ator cuiabano relata experiência de atuar na novela “Pantanal”
MATO GROSSO
O sucesso de audiência da TV Manchete em 1990 está de volta em 2022, na Rede Globo. E com um ator conhecido do público mato-grossense que, aos poucos, ganha visibilidade no País. Trata-se de Romeu Benedicto, famoso pela personagem Totó Bodega, que interpreta o vaqueiro Anacleto.
Cuiabano, Romeu ficou de setembro e outubro do ano passado em Mato Grosso do Sul gravando o remake.
As gravações foram realizadas nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Miranda. Há também locações no Rio de Janeiro, mas o ator ficou baseado apenas em Aquidauana.
Romeu diz que a novela deu grande destaque à região pantaneira e ao seu trabalho. “Tem gente que não sabe que eu tenho vários outros trabalhos na Globo. Mas [o sucesso] nunca foi como agora em Pantanal”, diz.
Escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa, a novela estreou na TV em 27 de março de 1990. A nova versão é dirigida por Rogério Gomes e Walter Carvalho, com roteiro de Bruno Luperi.
A novela é dividida em duas fases. Romeu participa da primeira, interpretando Anacleto, um personagem que não havia na exibição original. Vaqueiro, Anacleto protagoniza um dos primeiros conflitos da trama com o patrão Joventino (Irandhir Santos).
“O conflito de Anacleto é muito real no universo vaqueiro, rural, da relação de patrão e empregado, que lidam com cerca, com gado”, conta. Joventino, patrão, queria pegar os marruás (os bois selvagens) e Anacleto não, já que os vaqueiros gostam do gado mais manso.
TV Globo
Novela teve reestreia na última segunda (28/3)
Depois que o filho de Juventino fica responsável pela fazenda, ele demite Anacleto. Para Romeu, a representatividade mato-grossense teve espaço em “Pantanal”. “Foi uma participação importante. E fiz questão de manter o nosso sotaque”.
“As pessoas que viram a novela me reconheceram. Fiquei muito feliz, recebi muitas mensagens até de gente lá do Japão que viu e me reconheceu”, alegra-se.
As gravações e o Pantanal
O cuiabano conta como foi a dinâmica das gravações em pleno Pantanal, em meio à natureza.
“No Projac [estúdio no Rio de Janeiro] é tudo muito rápido. Ensaia e grava. Porque eles não têm tempo. São 100 cenas para gravar em um dia. Em locações não, a gente tem uma relação mais próxima com a direção, com os atores. Ficamos hospedados todos na Fazenda Primavera. Ficamos juntos, almoçamos juntos, esperamos o tempo passar juntos”.
Antes das gravações, ele teve que passar por um estágio com os verdadeiros vaqueiros para entender melhor as funções do personagem.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO5 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO2 dias atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica